IEAv - Instituto de Estudos Avançados DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial FAB - Força Aérea Brasileira Brasil.gov - Acesso à Informação Brasil.gov
PG-CTE - Pós-Graduação, ensino e extensão
O PROGRAMA


CTE - Ciências e Tecnologias Espaciais


(Código 33011010013P3)

Mestrado: 4


(Código 33011010013M3)

Doutorado: 4


(Código 33011010013D4)

O Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais (PG-CTE) foi aprovado, nos níveis de mestrado e doutorado, na 131a Reunião CTC/ES da CAPES, ocorrida de 21 a 25 de novembro de 2011, e inicia suas atividades no primeiro semestre de 2012. O PG-CTE é um programa por Associação Parcial de IES (CAPES), fruto da parceira de três instituições de Ensino e Pesquisa do Comando da Aeronáutica:

O PG-CTE é vinculado ao ITA, mas seu quadro docente é reforçado pela participação de pesquisadores do IEAv e do IAE. As duas últimas instituições disponibilizam também laboratórios e instalações de apoio (bibliotecas, salas para estudantes, salas de aula, recursos de informática) para o desenvolvimento dos trabalhos de Mestrado e Doutorado.

A estrutura administrativa do Programa fica concentrada no ITA, no entanto, o IEAv e o IAE, por meio de órgãos internos próprios, coordenam localmente as atividades de PG.

Para informações gerais sobre os programas de pós-graduação do ITA, consultar a página http://www.ita.br/posgrad.

Acordo Administrativo ITA/IEAV/IAE.



AVISOS


II SOL - Simpósio de Aplicações de Óptica e Lasers - (06 Jul 2017)

O Simpósio de Aplicações de Óptica e Lasers (SOL) tem como objetivo levar a estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais interessados na área, a oportunidade de atender a apresentações de pesquisadores renomados, de empresários bem-sucedidos (start-ups), e discutir com os mesmos as novas tendências e oportunidades que estão surgindo na atualidade para as aplicações de lasers e óptica no Brasil. A reunião tem duração de três dias e abordará tópicos como Lasers e óptica em aplicações aeroespaciais, Processamento a laser de materiais, Separação isotópica por lasers, Materiais ópticos, Sensores ópticos e sensores a fibra óptica, Desenvolvimento de lasers e Técnicas ópticas de diagnóstico.

Mais informações na página do evento em https://ieavosa.wixsite.com/sol2.



Defesa de Layra Mendonça Silva - (06 Jul 2017)




Defesa de Fabio Itamar de Carvalho - (05 Jul 2017)




VI SCTI – Simpósio de Ciência e Tecnologia e Inovação do IEAv - (04 Jul 2017)

O VI SCTI 2017 – Simpósio de Ciência e Tecnologia e Inovação tem por objetivo divulgar os trabalhos da Pós-graduação do Programa de Ciência e Tecnologia Espacial – PG-PCTE-ITA, de suas Instituições parceiras e demais trabalhos de cunho científico desenvolvidos no IEAv, além de aumentar e estimular a troca de experiências em atividades científicas, bem como fortalecer os laços de pesquisa entre a comunidade local. Desta transparência e do conhecimento das atividades de pesquisa no entorno, ou seja, de suas facilidades ou dificuldades de execução, tornar-se-á evidente e clara tanto nossas capacitações e dúvidas, quanto o parque instrumental instalado e nossas necessidades futuras.

O Simpósio também é um evento que conta com a participação de alunos de graduação, cujo objetivo primordial é a divulgação os trabalhos de Iniciação Científica e Tecnológica desses estudantes de graduação do ensino superior que desenvolvem atividades científicas no IEAv.

O Evento será realizado nos dias 31 de julho e 1º de agosto de 2017, com sessões de palestras de caráter empresarial, visando o estímulo de novas “start-up” e técnico científico, visando a apresentação das capacitações instrumentais recentemente adquiridas, bem como suas facilidades de uso.

Mais informações na página do evento em http://scti.ieav.cta.br/.



11º Encontro de Física do ITA - (04 Jul 2017)

De 10 a 14 de julho, o ITA realiza o 11º Encontro de Física, coordenado pelo Departamento de Física do Instituto. O evento tem se consolidado como um importante momento de discussão e divulgação de pesquisas relacionadas às áreas de atuação do ITA, além de promover a interação científica entre pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de graduação em Física e Engenharia.

Mais informações na página do evento em http://evfita.ita.br/.



Chamada Pública para Atribuição de Bolsa de Mestrado - (29 Jun 2017)

O IEAV leva ao conhecimento dos interessados que realizará seleção de propostas de pesquisa para atribuição de bolsa de estudo no nível de Mestrado.

As propostas deverão ser submetidas por email. Em linhas gerais, a seleção será baseada na análise de histórico escolar do candidato, do curriculo Lattes do candidato e do orientador, e do conteúdo da proposta no contexto dos temas de interesse para o projeto PASIL.

Cronograma:

EVENTODATA
Início do recebimento de propostas de projeto29/06/2017
Término do recebimento de propostas de projeto29/07/2017
Divulgação do resultado inicial e início do período de solicitação de recurso10/08/2017
Término do período de solicitação de recurso17/08/2017
Divulgação do resultado final22/08/2017
Prazo final para entrega de documentos27/08/2017
Previsão de implementaçãoA partir de
Agosto/2017

A chamada pública para o projeto pode ser acessada na seção de CHAMADAS PÚBLICAS.

Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais
IESs Associadas: ITA, IEAv, IAE
Coordenação: Dr. Angelo Passaro (IEAv)