Ir direto para menu de acessibilidade.
Serviços
PG-CTE - Pós-Graduação, ensino e extensão

Conceito Inicial CAPES:

CTE - Ciências e Tecnologias Espaciais
(Código 33011010013P3)
Mestrado: 4
(Código 33011010013M3)
Doutorado: 4
(Código 33011010013D4)


O Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais (PG-CTE) foi aprovado, nos níveis de mestrado e doutorado, na 131a Reunião CTC/ES da CAPES, ocorrida de 21 a 25 de novembro de 2011, e inicia suas atividades no primeiro semestre de 2012. O PG-CTE é um programa por Associação Parcial de IES (CAPES), fruto da parceira de três instituições de Ensino e Pesquisa do Comando da Aeronáutica:

O PG-CTE é vinculado ao ITA, mas seu quadro docente é reforçado pela participação de pesquisadores do IEAv e do IAE. As duas últimas instituições disponibilizam também laboratórios e instalações de apoio (bibliotecas, salas para estudantes, salas de aula, recursos de informática) para o desenvolvimento dos trabalhos de Mestrado e Doutorado.

A estrutura administrativa do Programa fica concentrada no ITA, no entanto, o IEAv e o IAE, por meio de órgãos internos próprios, coordenam localmente as atividades de PG.

Para informações gerais sobre os programas de pós-graduação do ITA, consultar a página http://www.ita.br/posgrad.

Acordo Administrativo ITA/IEAV/IAE.



ATENÇÃO: Resultado FINAL da Chamada Pública 04/2017 (PASIL) - (21 Ago 2017)


A Coordenadoria de Programa de Pós-Graduação do IEAv (CPPG) vem, publicamente, informar o resultado FINAL da Chamada Pública relativa à atribuição de bolsa:

Para a efetiva implementação das bolsas, os candidatos(as) deverão:

  • - Entregar à CPPG (Sala 107, prédio da EFO; alternativamente Sala T-21, prédio da Direção) a documentação original previamente enviada para análise:

    1. 1. Documentos pessoais (RG e CPF);
    2. 2. Dados bancários (obrigatoriamente em nome do candidato(a));
    3. 3. Atestado de matrícula em curso de Graduação ou Pós-Graduação;
    4. 4. Declaração de não-acúmulo de bolsa de estudo;
    5. 5. Declaração de ciência e aceitação das obrigações do(a) bolsista.

  • - Formalizar/regularizar o registro de colaboração científica junto ao IEAv. Tal registro é feito pelo orientador (do IEAv) utilizando os sistemas disponíveis na INTRANET do Instituto. Caso o registro esteja atualizado, esta etapa é dispensável. Para quaisquer dúvidas adicionais, a CPPG se coloca à disposição pelo endereço cppg@ieav.cta.br.


ATENÇÃO: Resultado Parcial da Chamada Pública 04/2017 (PASIL) - (11 Ago 2017)


A Coordenadoria de Programa de Pós-Graduação do IEAv (CPPG) vem, publicamente, informar o resultado parcial da Chamada Pública relativa à atribuição de bolsa:

Cada candidato/orientador recebeu, nos endereços eletrônicos informados na submissão, mensagem contendo os respectivos pareceres elaborados pela Comissão de Seleção. Caso não tenha recebido essa mensagem, entre em contato, o mais breve possível, com a CPPG (cppg@ieav.cta.br).

Fica estabelecido o prazo até 17/08/2017, à meia-noite para atendimento das condicionantes e/ou pedido de reconsideração (formulário disponível em http://www.ieav.cta.br/CPPG_IEAv/pg-cte-bols.php).

Lista de propostas submetidas:



II SOL - Simpósio de Aplicações de Óptica e Lasers - (06 Jul 2017)


O Simpósio de Aplicações de Óptica e Lasers (SOL) tem como objetivo levar a estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais interessados na área, a oportunidade de atender a apresentações de pesquisadores renomados, de empresários bem-sucedidos (start-ups), e discutir com os mesmos as novas tendências e oportunidades que estão surgindo na atualidade para as aplicações de lasers e óptica no Brasil. A reunião tem duração de três dias e abordará tópicos como Lasers e óptica em aplicações aeroespaciais, Processamento a laser de materiais, Separação isotópica por lasers, Materiais ópticos, Sensores ópticos e sensores a fibra óptica, Desenvolvimento de lasers e Técnicas ópticas de diagnóstico.

Mais informações na página do evento em https://ieavosa.wixsite.com/sol2.


Chamada Pública para Atribuição de Bolsa de Mestrado - (29 Jun 2017)


O IEAV leva ao conhecimento dos interessados que realizará seleção de propostas de pesquisa para atribuição de bolsa de estudo no nível de Mestrado.

As propostas deverão ser submetidas por email. Em linhas gerais, a seleção será baseada na análise de histórico escolar do candidato, do curriculo Lattes do candidato e do orientador, e do conteúdo da proposta no contexto dos temas de interesse para o projeto PASIL.

Cronograma

EVENTODATA
Início do recebimento de propostas de projeto29/06/2017
Término do recebimento de propostas de projeto29/07/2017
Divulgação do resultado inicial e início do período de solicitação de recurso10/08/2017
Término do período de solicitação de recurso17/08/2017
Divulgação do resultado final22/08/2017
Prazo final para entrega de documentos27/08/2017
Previsão de implementaçãoA partir de
Agosto/2017

A chamada pública para o projeto pode ser acessada na seção de CHAMADAS PÚBLICAS.

Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais
IESs Associadas: ITA, IEAv, IAE
Coordenação: Dr. Angelo Passaro (IEAv)