Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > ECR-A - Subdivisão de Sistemas de Apoio à Decisão
Início do conteúdo da página

Chefe: Márcia Rodrigues Campos de Aquino (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

 

A ECR-A tem como objetivo realizar atividades de pesquisa para o desenvolvimento de soluções que visam ampliar a consciência situacional dos decisores e auxiliá-los na transformação das informações disponíveis em decisões efetivas. Isso pode ser feito, no contexto de C4ISR, por meio do processo descrito a seguir:

I. Após a aquisição e o processamento dos dados, as informações decorrentes são armazenadas em bancos de dados estruturados – que auxiliam no gerenciamento de grandes volumes de dados – permitindo a realização de inferências com base em análises estatísticas, aprendizado de máquina, reconhecimento de padrões, entre outras técnicas.

II. A definição de indicadores e métricas permite consolidar as inferências mais relevantes e apresentá-las ao decisor de forma intuitiva, utilizando, por exemplo, ferramentas de BI (Business Intelligence). Em se tratando de dados georreferenciados, a visualização das informações se torna mais clara se realizada através de um sistema de informações geográficas.

III. De posse das informações necessárias para a tomada de decisão, são concebidos cursos de ação, que podem ser testados por meio de simulações, antevendo possíveis resultados das ações e identificando os planos mais favoráveis à consecução dos objetivos.

Tendo esse processo por base, a ECR-A se especializa nas áreas de Ciência de Dados (Data Science) e Modelagem e Simulação (Modeling and Simulation). Atualmente, essas duas áreas contribuem para a realização do Projeto ASA (Ambiente de Simulação Aeroespacial).

 São áreas de interesse da ECR-A:

- Modelagem e Simulação.
- Inteligência Artificial;
- Pesquisa Operacional;
- Apoio à Decisão;
- Modelagem estatística;
- Estruturação de dados;
- Gerenciamento de grandes volumes de dados;
- Aprendizado de máquina; e
- Mineração de dados.

 

                  

Fim do conteúdo da página