Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O que é Ciência de Dados?

Ciência de Dados (em inglês, Data Science) é uma área de pesquisa interdisciplinar que combina técnicas de computação, matemática/estatística e o conhecimento de especialistas em determinado fenômeno, com o objetivo de extrair e analisar informações que podem ser usadas em soluções de apoio à decisão.

Na área de computação, são frequentemente empregadas técnicas de modelagem e gerenciamento de grandes volumes de dados, algoritmos de classificação e ferramentas de visualização. No campo da matemática e estatística, pode-se utilizar conhecimentos em probabilidade, modelagem e inferências. 

Apesar de muitas vezes a ênfase ser nos dados, o foco principal dessa área é a ciência. O desafio está na integração de metodologias e tecnologias para a obtenção de respostas a partir da interpretação dos dados. 

O diagrama a seguir apresenta uma visão conceitual do processo de Ciência de Dados: 


O que fazemos?

Os trabalhos de pesquisa em Ciência de Dados na ECR-A se concentram no desenvolvimento de técnicas e ferramentas de estruturação de dados e de análise de resultados oriundos de simulações. As linhas de pesquisa se concentram em gerenciamento de bancos que suportam grandes volumes de dados, modelagem estatística, aprendizado de máquina e mineração de dados. Para o desenvolvimento dessas pesquisas são utilizados softwares livres e abordagens de pesquisa reprodutível.

Fim do conteúdo da página