Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O que é modelagem?

Modelagem é a representação simplificada de um sistema de interesse, que incorpora suas principais características. A complexidade do modelo deve ser apenas a suficiente para que se atinja os objetivos da análise para a qual ele se destina. Logo, pode-se dizer que um bom modelo é aquele no qual se verifica um balanço criterioso entre realismo e simplicidade.

Com a integração de diversos modelos relativamente simples, é possível representar sistemas de maior complexidade que, por sua vez, podem compor cenários para avaliar as interações entre tais sistemas. De maneira geral, um modelo representado por meio de relações matemáticas pode ser implementado e avaliado em um ambiente de simulação computacional.

O que é simulação?

Simulação é uma técnica para avaliar o desempenho de um sistema sob diferentes configurações. No contexto militar, a simulação pode ser usada na análise de cenários a fim de suportar o planejamento e a tomada de decisão em diversos níveis, especialmente quando se considera impraticável, impossível, perigoso e dispendioso avaliar os planos e as decisões por meio de operações reais ou experiências anteriores.

As aplicações baseadas em simulação podem ser divididas em três tipos básicos:

- Simulação real: agentes reais, operando sistemas reais;
- Simulação virtual: agentes reais, operando sistemas simulados; e
- Simulação construtiva: agentes simuladas, operando sistemas simulados.

O diagrama a seguir apresenta uma visão conceitual de uma análise baseada em modelagem e simulação:

O que fazemos?

Os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento realizados na ECR-A se concentram na área de simulações construtivas baseadas em agentes, para as quais analistas fornecem inputs, mas não estão diretamente envolvidos na determinação de seus resultados, já que os outputs são oriundos das interações entre as entidades, que tomam decisões baseadas em modelos de inteligência artificial. Esta área incorpora um grande número de disciplinas para a modelagem de seus componentes, tais como mecânica de voo, aerodinâmica, teoria de controle, sistemas de armas e radares.

Fim do conteúdo da página