IEAv - Instituto de Estudos Avançados
Acesso á Informação
BRASIL Acesso á Informação
 
Projeto: PASIL – Separação Isotópica a Laser e Vapor Atômico de Terras-Raras

Gerente: Dr. Marcelo Geraldo Destro
(012) 3947.5418
destro@ieav.cta.br


O Projeto PASIL tem por objetivo estudar o processo de separação isotópica de terras-raras a partir de evaporação a laser combinada com separação isotópica a laser. Este estudo compreende: estudar a ablação a laser para a produção de vapor atômico a partir de alvos complexos; estudar a fotoionização seletiva em vapor produzido por ablação a laser; estudar a extração de íons por campos eletromagnéticos, para a separação isotópica de terras-raras.



Terras-raras são elementos muito importantes na área nuclear, na fotônica, no desenvolvimento de novos materiais e na exploração do espaço. Embora abundante na natureza a separação de terras-raras do minério é dispendiosa e tecnologicamente complexa.

O Projeto PASIL aplica a capacitação desenvolvida em mais de 20 anos no desenvolvimento de separação a laser de urânio para obter a separação a laser de terras-raras. Estes possuem potenciais de ionização entre 4,7 e 6,6 eV, ou seja, muito próximo ao do urânio, o que os tornam candidatos muito fortes para serem fotoionizados seletivamente utilizando os mesmos sistemas de lasers já implementados para o urânio. Ou seja, grande parte da infraestrutura e da capacitação necessárias para o desenvolvimento do projeto já foram implementadas durante o desenvolvimento do projeto de enriquecimento de urânio a laser.

A evaporação de sólidos por ablação a laser tem potencialmente a capacidade de gerar feixes monoatômicos a partir de alvos sólidos, assim, é possível gerar o vapor para separação a laser a partir de material complexo, como o minério ou a partir de areias monazíticas, por exemplo.