IEAv - Instituto de Estudos Avançados CTA - Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial
XI WAI
Workshop Anual de Pesquisa e Desenvolvimento do IEAv
28 de Junho a 01 de julho 2011

Tradicionalmente, a escolha dos temas do evento possui duplo objetivo: proporcionar uma visão ampliada de assuntos de interesse do IEAv por meio de palestras convidadas proferidas por pessoas de relevante contribuição no cenário de C,T&I nacional; e promover um diagnóstico do atual estado do Instituto com respeito à temática apresentada. Mais do que a simples exposição de idéias, o evento ainda prevê, desde sua primeira edição, um fórum destinado à apreciação, discussão e síntese das teses levantadas, criando-se, assim, as condições necessárias para a proposição e implementação de medidas que fortaleçam o IEAv em suas atribuições institucionais. Em 2011, o tema será “Os Caminhos do Conhecimento no IEAv”, que possibilitará uma ampla discussão e análise da própria atividade-fim do Instituto: o conhecimento técnico e científico.

O destaque dessa edição é a introdução da sessão “Estudos Prospectivos”, que tem como objetivo tanto apresentar os primeiros resultados sobre assuntos de interesse do IEAv no médio e longo prazo, como também estimular o surgimento de novas ideias que, por sua vez, possam realimentar o processo nas edições subseqüentes, fechando, assim, um dos aspectos do ciclo de gestão do Conhecimento no IEAv.

Ao propor a análise e discussão de aspectos tão intimamente ligados à vida cotidiana do IEAv, a Comissão Organizadora do XI WAI está certa de que, à maneira do que já ocorreu no passado, o evento possa oferecer ferramentas úteis para a comunidade do Instituto, esteja ela ligada às suas atividades científica, técnica ou administrativa.