Workshop Anual de Pesquisa e Desenvolvimento do IEAv

Estão abertas as submissões de trabalhos para o XIV Workshop Anual de Pesquisa e Desenvolvimento do IEAv (WAI 2014), que será realizado nos dias 6, 7 e 8 de agosto de 2014. Como de costume, o WAI ocorrerá durante a Semana de Ciência e Tecnologia do IEAv, juntamente com o III Simpósio de Ciência e Tecnologia do IEAv (SCTI 2014).

De maneira geral, o WAI possui dois objetivos principais: o primeiro, de caráter técnico, é a apresentação de trabalhos realizados no IEAv por meio de pôsteres e por meio impresso, com o intuito de divulgar as atividades do instituto tanto internamente como externamente; o segundo, de caráter institucional, é a formação de um fórum de discussões em torno de um tema de importância para o instituto no momento.

Em 2013, recebemos 40 resumos estendidos, que compuseram o Caderno de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento do IEAv (caderno do WAI). Estes resumos foram concebidos de forma a representar as atividades dos Grupos de Pesquisa ou Laboratórios, indicando suas áreas de pesquisa e suas potencialidades. Com isso, obteve-se um caderno com conteúdo mais geral e compacto das atividades de pesquisa e desenvolvimento ativas no IEAv. Além disso, diversos indicadores interessantes puderam ser registrados, como a participação de autores externos e estudantes nas diversas atividades de pesquisa do IEAv, e a origem dos recursos que financiam o trabalho.

Ainda em 2013, foram apresentados oralmente 40 pôsteres, e o efetivo do IEAv teve a oportunidade de assistir a 9 palestras, 7 minicursos e participar de debates com a temática de inovação, assunto principal daquele WAI. Participaram do WAI 2013 cerca de 100 servidores e militares do IEAv por dia e 9 palestrantes externos, entre eles o Magnífico Reitor do ITA e o Senhor Cônsul Geral do Reino dos Países Baixos, que vieram ao IEAv compartilhar suas experiências e visões na área de inovação.

Em 2014, o WAI colocará em pauta as raízes e a identidade do IEAv, com o tema: “Competências do IEAv em pesquisa e formação de pessoal.”

O efetivo do IEAv terá a oportunidade de discutir as competências atuais do Instituto, para onde elas nos levam e de que maneira podemos potencializar os resultados e reforçar o IEAv em suas linhas de ação. Serão apresentados modelos institucionais de sucesso na área de Pesquisa e Desenvolvimento. Por fim, não se pode falar em identidade do IEAv sem falar de formação de pessoal, que é uma capacidade que tem muito a adicionar em todas as questões acima, e por isso estará presente em todas as discussões.

Este é um tema que inspira, ao mesmo tempo, uma mudança de ponto de vista e uma reafirmação dos objetivos do IEAv. Por isso, o sucesso do WAI 2014 depende mais do que nunca da participação dos pesquisadores do nosso Instituto.
Venha colaborar com seus pontos de vista! Venha saber o que pensam seus colegas! Venha colaborar para o crescimento do Instituto e para a consolidação da marca IEAv! Participe!

Visitas
  • 2010Total de visitas:
  • 0Visitas hoje:
  • 0Visitas ontem:
  • 0Visitas semana passada:
  • 0Visitas por mês: