PROGRAMAÇÃO
ANAIS

São José dos Campos, junho de 2003.

Caro Leitor

Completando o nosso segundo ciclo de planejamento institucional do novo milênio, eis que chegamos à terceira versão do Workshop Anual de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto de Estudos Avançados – III WAI. Realizado na semana de 9 a 13 de junho de 2003, o Workshop fez parte das comemorações dos 21 anos de criação do Instituto.

Os objetivos propostos para esta iniciativa de caráter técnico continuam sendo os seguintes:

• aumentar a visibilidade dos trabalhos de P&D em andamento no IEAv;

• evidenciar os produtos dos trabalhos de pesquisa e as capacitações adquiridas;

• promover a integração das várias áreas de pesquisa ora em curso no Instituto;

• promover o aumento da produtividade científica, por meio da inter-relação entre as unidades de P&D (Divisões); e, finalmente,

• servir como uma ferramenta de planejamento estratégico do IEAv.
Número de trabalhos submetidos por Divisão
EFA
6
EFO
14
EIN
4
ENU
9
ESR
1
EV
1

Uma análise dos resultados obtidos permite constatar evoluções na direção dos quatro objetivos propostos. A Comissão de Gestão de Pesquisa e Desenvolvimento do IEAv – CGP&D – é hoje uma realidade. A ela compete rever o que foi realizado, analisar e priorizar todas as atividades de pesquisa e desenvolvimento do Instituto, segundo critérios rigorosamente elaborados e acordados dentre seus membros representativos, consultadas as suas respectivas Unidades de P&D. A este Diretor compete adicionar a este trabalho um fator de ponderação associado à importância relativa das diversas iniciativas, face aos relacionamentos do IEAv com os demais Institutos do CTA e com parceiros externos. Como parte do sistema de gestão do Instituto, o WAI é a principal ferramenta de realimentação deste mesmo sistema. Assim, o Workshop gera subsídios para a elaboração do Plano de Trabalho Anual do IEAv, parte integrante da gestão do CTA e de sua integração ao Sistema de Planejamento e Gestão da Aeronáutica.

Por detrás da busca dos objetivos acima explicitados encontram-se implícitas características gerenciais modernas e poderosas, tais como democratização, transparência, descentralização, empowerment e integração. Os indicadores coletados mostram que, apesar de todas as restrições de insumos e de investimentos decadentes na área de pesquisa original do IEAv, outros temas abrem-se para investigação e cresce a sinergia entre os diversos segmentos do Instituto, permitindo o lançamento de novos projetos apoiados por novas fontes de apoio.

Agradeço à Dra. Carmen Lúcia Ruybal dos Santos – Chairwoman do WAI – por ter coordenado todas as atividades relativas ao III Workshop, e aos doutores Mônica Maria De Marchi e Luiz Gilberto Barreta por terem participado da coordenação do evento e terem atuado, entre outras coisas, como editores desta coletânea. Agradeço, finalmente, a todos os participantes, por suas contribuições e por emprestarem as suas energias para comporem o conjunto ora compilado. No III WAI foram submetidos 35 trabalhos, sendo 18 para apresentação oral e 17 para apresentação via pôster. Foram realizadas, ainda, 8 reuniões de grupos de trabalho com duração de, aproximadamente, duas horas. Finalmente, a novidade neste ano foi a realização de um painel com os Diretores de Instituto do CTA sobre o tema “P&D como Ferramenta de Integração do CTA”.

A realização da terceira versão deste Workshop contribui bastante para a consolidação do modelo de gestão de P&D do IEAv. Que possamos perseverar nesta direção, a despeito de mudanças conjunturais adversas. Sabendo quem somos e o quanto podemos realizar, haveremos de transformar ameaças em oportunidades, para o bem da Expressão Científica e Tecnológica do Poder Nacional e, em particular, do Poder Aeroespacial Brasileiro!

Maurício Pazini Brandão, Cel.-Eng.
Diretor do IEAv