PROGRAMAÇÃO
ANAIS

São José dos Campos, junho de 2004.

Caro Leitor

O Instituto de Estudos Avançados – IEAv – é parte integrante do Centro Técnico Aeroespacial – CTA, organização do Comando da Aeronáutica dedicada ao ensino, pesquisa e fomento à industrialização de sistemas aeroespaciais. No cumprimento desta missão, o IEAv faz-se acompanhar no CTA pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço – IAE – e pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial – IFI.

O IEAv tem por missão realizar pesquisas e conduzir estudos avançados de interesse do Comando da Aeronáutica. Completando o terceiro ciclo de planejamento institucional do Instituto desde 2001, eis que chegamos à quarta versão do Workshop Anual de Pesquisa e Desenvolvimento – IV WAI. Realizado na semana de 14 a 18 de junho de 2004, o Workshop fez parte das comemorações dos 22 anos de criação do Instituto.

Os objetivos propostos para esta iniciativa de caráter técnico têm se mantido inalterados e são:

• aumentar a visibilidade dos trabalhos de P&D em andamento no IEAv;

• evidenciar os produtos dos trabalhos de pesquisa e as capacitações adquiridas;

• promover a integração das várias áreas de pesquisa ora em curso no Instituto;

• promover o aumento da produtividade científica, por meio da inter-relação entre as unidades de P&D (Divisões); e, finalmente,

• servir como uma ferramenta de planejamento estratégico do IEAv.
Número de trabalhos submetidos por Divisão
EFA
5
EFO
19
EIN
7
ENU
6
ESR
1
ESU
1
Uma análise dos resultados obtidos no último ano permite constatar evoluções positivas na direção dos quatro objetivos preconizados. No IV WAI foram apresentados 39 trabalhos, sendo 21 em apresentação oral e 18 em apresentação via pôster. Contribuindo para a visibilidade institucional interna, foram realizadas reuniões paralelas de grupos de trabalho sobre 9 temas. Contribuindo para a visibilidade e integração de parceiros externos, o programa do Workshop integrou um painel com a presença dos Diretores de Institutos do CTA, do Diretor do CTA, Major-Brigadeiro Adenir Siqueira Viana, e do Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE – Dr Luiz Carlos de Moura Miranda.

A Comissão de Gestão de Pesquisa e Desenvolvimento do IEAv – CGP&D – é hoje uma realidade consolidada. Trata-se de Comissão permanente, com membros eleitos por prazos definidos para representar os pesquisadores das Unidades de P&D do Instituto: Divisões de Energia Nuclear, de Física Aplicada, de Sensoriamento Remoto, de Fotônica e de Informática, com ênfase em Sistemas de Auxílio à Decisão. Como parte do sistema de gestão do Instituto, o WAI é a principal ferramenta de realimentação deste mesmo sistema. Neste papel, o Workshop gera subsídios para a elaboração do Plano de Trabalho Anual do IEAv, parte integrante da gestão integrada do Instituto, do CTA e da Aeronáutica.

Agradeço à Dra. Mônica Maria De Marchi – Chairwoman do WAI – por ter coordenado todas as atividades relativas a este IV Workshop, e aos doutores Luiz Gilberto Barreta, Gustavo Soares Vieira e Maria José Pinto, por terem colaborado neste esforço e por terem atuado, entre outras coisas, como editores desta coletânea. Agradeço, finalmente, a todos os participantes, por emprestarem as suas contribuições para comporem o conjunto ora compilado.

A realização da quarta versão deste Workshop contribui para consolidar o modelo de gestão de P&D do IEAv. Recentes captações de recursos para pesquisas através de Fundos Setoriais e de outras fontes demonstram estarmos na direção correta. Que possamos perseverar neste caminho, fortalecendo o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação de Interesse da Defesa Nacional – SisCTID, lançado em dezembro do ano anterior.

Maurício Pazini Brandão, Cel.-Eng.
Diretor do IEAv