PROGRAMAÇÃO
ANAIS

São José dos Campos, junho de 2005.

Caro Leitor

A quinta edição do Workshop Anual de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto de Estudos Avançados – V WAI – foi realizada na semana de 06 a 10 de junho de 2005 e fez parte das comemorações dos 23 anos de criação do Instituto.

O IEAv integra o Centro Técnico Aeroespacial – CTA – e tem a finalidade de realizar pesquisas e desenvolver tecnologias e estudos avançados de interesse do Comando da Aeronáutica. Dentro deste contexto, o WAI continua buscando atender aos objetivos, que foram propostos desde a sua primeira edição:

• aumentar a visibilidade dos trabalhos de P&D em andamento no IEAv;

• evidenciar os produtos dos trabalhos de pesquisa e as capacitações adquiridas;

• promover a integração das várias áreas de pesquisa ora em curso no Instituto;

• promover o aumento da produtividade científica, por meio da inter-relação entre as unidades de P&D e de apoio; e

• servir como um auxílio ao planejamento estratégico do IEAv.
Número de trabalhos submetidos por Divisão
EFA
3
EFO
20
EIN
12
ENU
6
ESR
5
Outros
2

A Comissão de Gestão de Pesquisa e Desenvolvimento do IEAv – CGP&D – é responsável pela organização do evento e é constituída de representantes de cada uma das unidades de P&D do IEAv: Fotônica, Física Aplicada, Energia Nuclear, Sensoriamento Remoto e Sistemas de Apoio à Decisão.

Com isto, gostaria de agradecer à CGP&D pela realização do evento e, principalmente, à comissão organizadora, composta pela Dra. Maria José Pinto Lamosa, Coordenadora do V WAI, pelo Dr. Gustavo Soares Vieira, pela MSc. Márcia Rodrigues Campos de Aquino e pelo Dr. Paulo Gilberto de Paula Toro. Agradeço por terem participado da realização de todas as atividades relativas ao Workshop, dentre elas, a elaboração desta coletânea. Agradeço também aos palestrantes e ao público que prestigiou as atividades realizadas durante o evento, cuja presença foi fundamental na tentativa de alcançarmos os objetivos à que este Workshop se propõe.

Concluindo, pode-se afirmar que o V WAI, assim como os anteriores, prestou sua contribuição ao Instituto, possibilitando a oportunidade de congregação e troca de informações entre profissionais, bem como o estímulo à Pesquisa e Desenvolvimento de boa qualidade. Que possamos perseverar nesta direção, fomentando novas idéias de forma a contribuir para o desenvolvimento do nosso Instituto e do nosso país

Dino Ishikura, Cel Eng

Diretor do IEAv