Portal do Governo Brasileiro

O Primeiro Workshop, com quatro dias de duração, ocorreu em Outubro de 2008 e constou de um curso de três dias e reuniões de trabalho, que incluíram discussões com pesquisadores de instituições de pesquisa do Brasil (INPE, ITA, UFRGS e IEAv), além de representantes da iniciativa privada diretamente interessados no tema (IEAv, 2008). As questões relacionadas ao embargo comercial externo foram amplamente discutidas. Houve indicação dos tipos de ensaios de irradiação para qualificação de dispositivo, de interesse para a iniciativa privada, a serem realizados no Brasil. Dando prosseguimento ao evento, em 2009 o IEAv promoveu reuniões adicionais com entidades interessadas em CI’s robustos e tolerantes à radiação, principalmente entre o INPE e o CTI, através de sua Design House (DH-CTI), visando encontrar os meios para a formulação de um projeto de pesquisa para o desenvolvimento de circuitos analógicos, digitais e mixed-mode resistentes à radiação, cujo estudo foi, então, encomendado pelo MCT à DH-CTI. Esse estudo, além de propor pesquisa e capacitação em projeto, confecção e qualificação de CIs robustos à radiação no Brasil, tem como objetivo prático e comercial, em parceria com o INPE, o desenvolvimento de ASICs e FPGAs a serem utilizados no programa nacional de satélites. O resultado final destes estudos foi evidenciado em 2010 através de um projeto de encomenda do MCT no valor aproximado de R$ 20 milhões, denominado Projeto CITAR – Circuitos eletrônicos Tolerantes à Radiação, onde participam como executores o CTI, INPE, IEAv, IFUSP e AEB, e que se encontra em execução. Este foi o primeiro resultado direto dos workshops promovidos pelo IEAv. O primeiro workshop contou com um total de 54 participantes, sendo que 20 eram de empresas, correspondendo a uma parcela de 37%, o que demonstra o grande interesse da iniciativa privada neste assunto.

O Segundo Workshop, realizado de 28 a 30 de outubro de 2009 no Parque Tecnológico da UNIVAP em São José dos Campos, ampliou as discussões iniciadas anteriormente, para a identificação de necessidades específicas da Iniciativa Privada, das Instituições de pesquisa e das Agências governamentais envolvidas com o Programa Espacial Brasileiro, com o objetivo de criar novos projetos voltados para atender demandas de prazo mais curto. Este evento visava também discutir com maior profundidade a importância de uma rede de pesquisa para o desenvolvimento de componentes resistentes à radiação (IEAv, 2009). Foi estruturado na forma de três seções diferenciadas: (a) informação e atualização (composta de cinco mini-cursos); (b) Componentes tolerantes à radiação: aspectos estratégicos (INPE, CTI, MCT, AIAB, DCTA, AEB e BNDES) e (c) Componentes tolerantes à radiação: P,D&I e necessidades atuais do setor aeroespacial (IEAv, UFRGS, CTI-DH, SM-DH, OMNISYS, OPTO-ELETRÔNICA, EQE TECNOLOGIA, MOSAICO ENGENHARIA, UFRJ, ITA/ITASAT, UFMG, EQUATORIAL SISTEMAS e formação de 5 grupos de trabalho). Do total de inscritos (140), participaram 114, perfazendo 81% de comparecimento. Entre os participantes, o evento contou com 25 estudantes (de graduandos a doutorandos) e 26 representantes da iniciativa privada.

O Terceiro Workshop, realizado em 29 de novembro de 2010, no IEAv (São José dos Campos, SP), teve como temas centrais a geração da capacitação no país para a especificação, seleção, aquisição, produção e qualificação de componentes eletrônicos robustos e tolerantes à radiação ionizante para aplicações aeroespaciais. Também foram discutidos temas como o da adoção do conceito de open innovation para o desenvolvimento do setor no país e a necessidade de ampliar a formação de recursos humanos (RH) como base fundamental para a capacitação, em consonância com uma das principais diretrizes do PNAE (IEAv, 2010). Neste workshop, a parte referente aos cursos foi realizada de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2010, por meio da escola internacional SERESSA 2010 – 6th International School on the Effects of Radiation on Embedded Systems for Space Applications (SERESSA, 2010). A escola, SERESSA 2010, que nos anos anteriores foi realizada em Manaus, Sevilha, Buenos Aires, Flórida, e Takasaki (Japão), é, sem dúvida alguma, um dos principais eventos internacionais neste campo do conhecimento (VELAZCO et al, 2007). A escola contou com aulas teóricas e práticas ministradas pelos principais especialistas do exterior, abrangendo um amplo espectro dos efeitos da radiação em sistemas espaciais embarcados como: o ambiente espacial, mecanismos de falha, testes, “endurecimento”, predição de taxas de erros, entre outros. O III workshop contou com 88 participantes e a escola SERESSA 2010 contou com 104 participantes.

O Quarto Workshop sobre os efeitos das radiações ionizantes em componentes eletrônicos e fotônicos de uso aeroespacial (IV WERICE AEROESPACIAL 2012) foi realizado de+* 29 a 31 de outubro de 2012, com grande sucesso, no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) em São José dos Campos, São Paulo, sendo integralmente realizado com recursos provenientes do CNPq. O evento ocorreu regularmente das 9 às 18 horas, obedecendo, com mínimos ajustes, a programação estabelecida. Das 150 inscrições houve a presença de 110 participantes, sendo que o público máximo previsto era de 120 pessoas, devido à capacidade do auditório. Desta forma, a taxa de ocupação foi da ordem de 92%. Na tabela 1 são listadas as instituições participantes. O Memorial Aeroespacial Brasileiro foi um ambiente adequado e motivador para a realização de um evento com este escopo. Foram apresentadas 8 palestras institucionais (AEB, AAB, CTI, UFRGS, IEAv, IFUSP, PG-CTE/ITA e JATM), 7 palestras de especialistas convidados, 4 mini-cursos e 20 apresentações de trabalhos, sendo 8 orais e 12 pôsteres. O “hall’ de exposição de pôsteres de trabalhos, tanto institucionais quanto de algumas empresas do setor, constituiu um ambiente agradável e motivador para contatos pessoais e profissionais entre os participantes do evento. Contribuíram com o workshop, na forma de palestras e mini-cursos, 4 especialistas do exterior: Prof. Clive Sidney Dyer (Surrey Space Center, Universidade de Surrey, Inglaterra), Prof. Alessandro Paccagnella (Universidade de Padwa, Itália), Dr. Florent Miller (EADS, França) e Dr. David Merodio (Europeam Space Agency, ESA), cumprindo de forma direta um dos objetivos principais do workshop que era a transmissão de conhecimentos especializados para os participantes. Os anais do evento foram produzidos na forma de uma publicação seriada de periodicidade anual denominada Anais do Werice Aeroespacial, a qual foi registrada sob o ISSN 2316-5820, com 98 páginas. Foram produzidas 250 unidades impressas e 200 DVDs dos anais, sendo que os DVDs foram entregues aos participantes no ato de sua confirmação de inscrição na recepção do evento. Os exemplares impressos estão sendo distribuídos pelo bibliotecário do IEAv para todas as instituições participantes do workshop e principais bibliotecas da área aeroespacial. Estas ações garantiram a ampla divulgação dos trabalhos técnicos e científicos apresentados e a disponibilização dos mesmos para acesso via internet no sitio permanente do evento.

O Quinto Workshop sobre os efeitos das radiações ionizantes em componentes eletrônicos e fotônicos de uso aeroespacial (V WERICE AEROESPACIAL 2013) foi realizado de 21 a 23 de outubro de 2013, com grande sucesso, no Parque Tecnológico da UNIVAP em São José dos Campos, São Paulo, sendo integralmente realizado com recursos provenientes do CNPq. O evento ocorreu regularmente das 9 às 18 horas, obedecendo, com mínimos ajustes, a programação estabelecida. Das 127 inscrições houve a presença efetiva de 107 participantes, alcançando um índice de participação de 84,25%. Na tabela 1 é apresentada a quantidade de participante por tipo de instituição. Foram apresentadas 4 palestras institucionais (AEB, INPE, ABDI e CTI), 2 palestras de empresas convidadas, 7 palestras ténico-científicas de especialistas convidados, 4 mini-cursos e 12 apresentações de trabalhos, sendo 2 orais e 10 pôsteres. O “hall’ de exposição de pôsteres de trabalhos, tanto institucionais quanto de algumas empresas do setor, constituiu um ambiente agradável e motivador para contatos pessoais e profissionais entre os participantes do evento. Contribuíram com o workshop, na forma de palestras e mini-cursos, cinco especialistas do exterior: Steven Redant (IMEC, Belgium), Sandi Alexander Habinc (Aeroflex Gaisler, Sweden), Simone Gerardin (University of Padova, Italy), Marta Bagatin (University of Padova, Italy) e Hélio Takai (Brookhaven National Laboratory, United States), cumprindo de forma direta um dos objetivos principais do workshop que era a transmissão de conhecimentos especializados para os participantes. Os anais do evento foram produzidos na forma de uma publicação seriada de periodicidade anual denominada Anais do Werice Aeroespacial, a qual foi registrada sob o ISSN 2316-5820. Os exemplares impressos foram distribuídos pelo bibliotecário do IEAv para todas as instituições participantes do workshop e principais bibliotecas da área aeroespacial. Estas ações garantiram a ampla divulgação dos trabalhos técnicos e científicos apresentados e a disponibilização dos mesmos para acesso via internet no sitio permanente do evento.

English

Promovido por:
Patrocínio:
Colaboradores
Apoio
Visitas
  • 2047Total de visitas:
  • 0Visitas hoje:
  • 0Visitas ontem:
  • 1Visitas semana passada:
  • 5Visitas por mês: