Página inicial > Fotônica > Uncategorised > Subdivisão de Lasers

Subdivisão de Lasers da Divisão de Fotônica possui três laboratórios:

• Laboratório de Desenvolvimento de Aplicações de Lasers e Óptica (DedALO)
  • Laboratório de Separação Isotópica a Laser (LASIL)
  • Laboratório de Tecnologias de Superfícies (LATES)

O laboratório DedALO realiza pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação em tratamentos de superfície com lasers, corte e soldagem a laser e manufatura aditiva (impressão 3D). O laboratório dedica suas atividades em prover tecnologias à FAB, com o mais moderno ferramental em manufatura avançada, bem como realiza a importante ponte com o setor industrial nacional.

O LASIL agrega instalações para separação isotópica a laser de terras-raras. Atua, portanto, na continuidade das atividades originais do Instituto, agregando valor aos isótopos de terras-raras, os quais são estratégicos em nível mundial.

O LATES congrega as pesquisas que não usam exclusivamente uma fonte laser como ferramenta. Neste laboratório, temas transversais como revestimentos a plasma, materiais carbonosos e corrosão por biofilmes são estudados por uma equipe multidisciplinar.

Para maiores informações sobre as tecnologias envolvidas e seu emprego no setor produtivo, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Linhas de Pesquisa

• Desenvolvimento de Lasers;
  • Processamento de materiais com laser;
  • Separação isotópica com laser;
  • Tecnologia de Plasma.