Página inicial > Publicações > SlideShow > FINEP estabelece Três Encomendas de Pesquisa e Desenvolvimento para o IEAv

A Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP, empresa pública federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, firmou com o IEAv três convênios para pesquisa, desenvolvimento e inovação em sistemas de interesse da Defesa, totalizando um desembolso estimado de R$ 31 milhões ao longo dos próximos cinco anos.

A encomenda n° 2707/20, em conjunto com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), tem como um dos objetivos a demonstração experimental de um sistema de navegação para aeronaves remotamente pilotadas, que tenha a capacidade de atualizar o sistema inercial utilizando visão computacional, ao invés dos tradicionais sistemas de posicionamento global por satélites. A segunda encomenda, n° 2824/20, financiará o desenvolvimento do projeto "Ambiente de Simulação Aeroespacial - ASA", cujo primeiro protótipo foi apresentado ao Estado-Maior da Aeronáutica em agosto de 2020 e possui diversos desafios na área de inteligência artificial voltada ao auxílio à decisão.

Por fim, a encomenda n° 2822/20 visa o desenvolvimento de uma unidade de medida inercial à fibra óptica, 100% nacional, que possibilite a navegação com acurácia durante voos atmosféricos com duração significativa. Desta forma, as três encomendas feitas ao IEAv fomentam um importante conjunto de competências críticas do Instituto, como Concepção de Sistemas, Aprendizado de Máquina, Visão Computacional, Simulação, LASER e Navegação Inercial.