Página inicial > Publicações > SlideShow > Pesquisador do IEAv, Dr. Claudio Federico, apresenta seminário no Istituto Nazionale di Fisica Nucleare (INFN), na Itália

No período de 05 a 20 de outubro de 2023 o servidor Dr. Claudio Federico, da Divisão de Energia Nuclear do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), participou de uma missão ao Laboratori Nazionali di Frascati (LNF), pertencente ao Istituto Nazionale di Fisica Nucleare (INFN), na Itália, com a finalidade de realizar uma visita técnica e ministrar um seminário, na condição de convidado custeado pela Instituição. A visita proporcionou observar as tecnologias de medição de radiações ionizantes utilizadas no INFN-LNF, que são de interesse para o Projeto ERISA-D (Efeitos Nocivos da Radiação Ionizante em Tripulações, Sistemas Aeroespaciais e Defesa) que possui, dentre suas linhas de pesquisa, o Desenvolvimento de Tecnologias DBNQR (Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica), do IEAv. A proximidade permitiu estreitar laços de cooperação científica entre as Instituições com a finalidade de aperfeiçoar sistemas e tecnologias de monitoramento de interesse para aplicações aeroespaciais, com especial enfoque para medições de radiação ionizante na região da Anomalia Magnética do Atlântico Sul (AMAS).

Texto: Dr. Claudio Federico e MDH Fabíola Lêdo

Fotos: Claudio Federico