Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > IEAv, IFI, IAE, CLA, DCTA e Orbital Engenharia finalizam a SRR do Demonstrador Tecnológico “Scramjet 14-X S”
Início do conteúdo da página

 

 

No Projeto PROPHIPER (Propulsão Hipersônica), o 14-X é um protótipo de aeronave hipersônica não tripulada (VANT) brasileiro, ainda em desenvolvimento, mas já com bons resultados em simulações e ensaios de solo. Esta aeronave será equipada com um motor scramjet, o qual é integrado na fuselagem, sem partes móveis. O seu princípio de funcionamento se baseia no fato de que, durante o voo, o ar flui de acordo com a geometria do veículo e com a sua velocidade, sendo dirigido para o motor na parte inferior da aeronave. Utiliza o "conceito waverider", no qual uma onda fornece sustentabilidade necessária para o seu voo. Tanto a aeronave quanto o motor são de construção totalmente brasileira, estando o IEAv se preparando para lançamentos próximos.

Nesse sentido, no dia 07 de junho de 2018, reuniram-se diferentes atores, dentre os quais a empresa Orbital Engenharia (contratada para elaborar o projeto executivo de engenharia de sistemas visando à integração do demonstrador tecnológico scramjet 14-X S a um veículo acelerador hipersônico (VAH)), e especialistas do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e do próprio Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), os quais se reuniram para revisão dos requisitos de sistema (SSR) do motor scramjet 14-X S, fase essa de extrema importância para a continuidade do Projeto. Tal revisão proporciona o início da fase de projeto preliminar do motor.

Conforme comentado pelo Gerente do Projeto 14-X, Israel Rêgo, “Avançamos muito desde a revisão de definição de missão (MDR), acabamos de finalizar a SSR e agora estamos prontos para detalhar o projeto do demonstrador”, afirma o especialista.

A elaboração do projeto executivo supracitado (contrato nº 035/GAP-SJ-IEAv/2017), dar-se-á por meio de 4 (quatro) fases:

Fase 1: Entrega da documentação da definição da missão (revisada em 16/05/2018);

Fase 2: Entrega da documentação da configuração do sistema integrado(revisada em 07/06/2018);

Fase 3: Entrega da documentação do projeto preliminar (prevista para novembro de 2018); e

Fase 4: Entrega da documentação do projeto detalhado (prevista para janeiro de 2019).

Para o Cel Av Lester de Abreu Faria, Diretor do IEAv, “o projeto PRPHIPER se mostra como um grande e relevante ponto de inflexão não só para a tecnologia nacional, mas ainda para a Base Industrial de Defesa e para o desenvolvimento do Cluster Tecnológico de São José dos Campos e cidades do entorno. Assim, cada passo que damos e cada desafio que superamos, se mostra como um grande avanço para o Brasil, nos cenários social, tecnológico, econômico e tantos outros que possam se beneficiar de grandes ideias e projetos como esse”.

Fim do conteúdo da página