Página inicial > Notícias > IEAv e INPE realizam 1º Workshop de Prospecção Tecnológica e Cooperação Técnica entre as duas Instituições

Como fruto de um acordo de cooperação assinado em 9 de abril de 2018 entre as duas Instituições (IEAv e INPE), foi realizado nas instalações do IEAv, no dia 03 de julho de 2018, o 1º Workshop de Cooperação Técnica entre as duas Instituições de excelência na área científica. Tal iniciativa foi organizada com o intuito de potencializar, e trazer efeitos práticos, à parceria assinada, prospectando temas de interesse e colocando em contato os principais agentes das duas Instituições para cada uma das áreas de interesse.

A programação do evento consistiu, basicamente, em oportunidades reais para que os pesquisadores do IEAv e do INPE pudessem discutir suas pesquisas, os objetivos dos trabalhos e os óbices encontrados nesse caminho, de forma a criar um ambiente favorável para troca de experiências e, principalmente, proporcionar o surgimento de sinergias, viabilizando a complementaridade das competências existentes nos Institutos.

Este foi apenas o primeiro passo de uma série de interações, conforme inicialmente previsto na parceria estabelecida, a qual prevê, ainda, compartilhamento de laboratórios, disciplinas acadêmicas, docentes e pesquisadores, além de atuação conjunta perante agências de fomento e outras dedicadas a pesquisa e ensino, implementação de projetos de pesquisa e promoção de eventos científicos.

Para o Cel Av Lester de Abreu Faria, Diretor do IEAv, “receber o Presidente do INPE, Dr Galvão, e seus pesquisadores, no IEAv, foi uma grande satisfação e a certeza de que estamos no caminho certo de parceria entre essas duas Instituições de renome no contexto nacional. Desse relacionamento sairão, sem dúvidas, inúmeras iniciativas no contexto aeroespacial, promovendo e incrementando a capacidade técnica do país como um todo. Ainda, todos esses movimentos no sentido de aproximação entre instituições encontra-se respaldada na Concepção Estratégica da Força Aérea do futuro (DCA 11-45/2016), na medida em que cita a necessidade da renovação das parcerias entre instituições de pesquisa, alavancando conhecimentos e competências que atendam à Força Aérea e à sociedade civil.”