Página inicial > Notícias > Diretor do IEAv profere aula de início do ano letivo para os alunos do Curso de Engenharia da Universidade de Taubaté

Como parte integrante das atividades de início do ano letivo na Universidade de Taubaté (UNITAU), neste semestre o Instituto de Estudos Avançados foi convidado a proferir uma palestra intitulada “Tecnologias Disruptivas”, a fim de motivar e inspirar os futuros Engenheiros para os desafios e responsabilidades da profissão.

Na platéia estavam presentes em torno de 200 alunos, professores e reitores da instituição, os quais, por aproximadamente duas horas e meia tiveram a oportunidade de ouvir, interagir e dialogar com o Diretor do IEAv sobre o que há de mais moderno em termos de pesquisa no Mundo, e como está o Brasil posicionado em relação a esses desafios tecnológicos.

A atenção e envolvimento dos alunos foi notável durante todo o tempo, mostrando o alto grau de comprometimento e envolvimento dos mesmos com os temas correlatos à carreira que abraçaram. Nesse período foi possível se comentar desde assuntos envolvendo geopolítica e como esta é influenciada pelos desenvolvimentos tecnológicos, até noções de soberania, dissuasão e poder. Ainda, um cenário da engenharia atual e dos mais desenvolvidos vetores aéreos foram comentados, chegando-se ao veículo hipersônico, e todos os seus subsistemas, atualmente desenvolvidos no IEAv.

Para o Cel Av Lester de Abreu Faria, Diretor do Instituto, “é sempre um prazer poder se dirigir às novas gerações e inspirar nelas o desejo pela inovação e por novos desafios, pois esse é o elemento-chave que nos move em direção ao futuro e às novas conquistas. Sou muito grato à Reitoria da UNITAU pela oportunidade de poder olhar esses jovens estudantes e ver nos seus olhos o brilho característico daqueles que querem construir um mundo melhor. Isso, mais do que gratificante, é motivador!!”