Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > IEAV é homologado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para operar novas fontes de radiação de alta energia.
Início do conteúdo da página

 

 

          Em julho de 2018, o LDA/IEAV, após inspeção Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), renovou sua autorização de operação nessa área, incorporando novas e adicionais fontes de nêutrons de alta energia. Estas são provenientes de reação de fusão de deutério e trítio (DT), com capacidade de gerar nêutrons com energia de 14 MeV. Somente para fins de comparação, esta energia é quase mil vezes superior à energia média de um raio-X médico.

       O Laboratório de Radiações Ionizantes (LRI) do IEAV é uma instalação radiativa que opera desde 2008 com fontes de radiação ionizante para aplicação tecnológica e científica. Sua principal funcionalidade é prover ao Comando da Aeronáutica uma infraestrutura de irradiação e ensaio de componentes e sistemas de uso aeroespacial para radiação ionizante, além de testes e desenvolvimento de dosímetros, equipamentos e detectores de radiação ionizante. O LRI/IEAV abrange uma área de mais de 400 m2, incluindo um bunker subterrâneo para prover proteção contra a radiação emitida pelas fontes radioativas.

      A importância destas novas fontes situa-se na possibilidade de realizar novos testes de susceptibilidade de circuitos e componentes para efeitos de partículas, ensaios estes de grande interesse para a área especial e aeronáutica, os quais não podiam ser realizados com as fontes de radiação gama já existentes na instalação.

     Para o Cel Av Lester de Abreu Faria, Diretor do IEAv, “a incorporação dessas novas fontes nos dá um potencial tecnológico adicional, nos promovendo ainda mais como um forte player no cenário científico e tecnológico nacional e internacional. Ainda, a homologação de nossa Instituição por tão renomada, qualificada e rígida instituição como a CNEN, nos dá a garantia de que todos os procedimentos de operação e de segurança são aqui seguidos, nos dando a certeza de que a pesquisa e desenvolvimento conquistados o são feitos de forma segura, gradual, respaldada em alicerces científicos, objetiva, eficaz e  eficiente.”

 

Fim do conteúdo da página