Página inicial > Notícias > IEAv participa da “BRAVUS RACE” e mostra que os valores aqui cultuados nos torna unidos e mais fortes frente aos mais diferentes desafios

Força, garra, superação: estas foram as palavras que conduziram estes militares na Bravus Race, evento esportivo no qual obstáculos colocados durante o percurso de uma corrida são os grandes desafios.

A “Bravus”, que é um evento civil, ocorreu na Base Aérea de São Paulo e contou com milhares de participantes. Para este, o Instituto de Estudos Avançados (IEAv) se fez representar por seleto grupo de 6 militares: Maj Av Rafael Paes, Maj Av Freitas, Cap Eng Dietzsch, 1º Ten Eng Honório, 1º Ten Eng Dantas e 1º Ten Bib Zanetti.

Para tanto, por mais de 3 meses, os militares se dedicaram a treinamentos específicos, tanto no horário de Educação Física quanto fora deste, desenvolvendo ações e valores que corroboram com o preconizado no Programa de Fortalecimento de Valores – PFV (MCA 909-1/2006), no que tange à execução de atos ordinários, mas, além disso, à prática de atos extraordinários.

O desafio foi composto por 5km de corrida em piso acidentado e em ambiente de mata, além de 15 obstáculos extra, que incluíam poço com gelo, subida em corda, escalada com inclinação negativa e rastejo sob arame farpado.

O ponto alto da participação na Bravus de nossa equipe foi o engajamento e comprometimento desde o início da mesma, colocando à prova a coesão do time, enfatizando o ESPÍRITO DE CORPO e UNIÃO, atividades também alinhadas ao PFV e aos valores cultuados e constantes em nosso Regimento Interno.

“O nosso maior objetivo no desafio foi o de superação e fortalecimento físico e moral. Para tanto, o grupo conseguiu cumprir com êxito, devido aos treinamentos avançados realizados, largando e cruzando a linha de chegada juntos”, afirmou o 1º Ten Honório, militar da EC4ISR.

Segundo o Cap Eng Gabriel Dietzsch, “O sentimento de superação e de bom desempenho do grupo na prova veio ao constatarmos que, durante todo o percurso, nosso grupo apenas ultrapassou os demais, não tendo sido ultrapassado por outros competidores e, ainda, pelo fato de que, ao cruzar a linha de chegada, termos sentido que podíamos continuar correndo. Vimos que nossa proposta de treinamento estava correta e não encontramos pontos fracos ao longo do percurso”.

Já para o Cel Av Lester de Abreu Faria, “eventos como esse, apesar de serem civis, cultuam valores tipicamente militares, os quais promovemos e internalizamos no nosso dia a dia. Espírito de Equipe, abnegação em prol da missão e de nosso companheiro, dedicação, sacrifício em prol de causas maiores e justas, são apenas alguns dos princípios, cívicos e morais, que trabalhamos em nosso dia a dia e que nos fazem mais fortes a ponto de enfrentar  desafios como esse. Parabéns aos organizadores do evento e PARABÉNS AOS NOSSOS GUERREIROS que tão bem representaram os valores de nossa instituição!!!”