Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > O Sonho do Motor Hipersônico mais perto do que nunca!!! IEAv recebe projeto detalhado do motor Scramjet 14-X S
Início do conteúdo da página

 

 

 

Na segunda semana de janeiro de 2019, a empresa Orbital Engenharia completou a última fase contratual relativa à entrega da Documentação do Projeto Detalhado do Demonstrador Tecnológico Scramjet 14-X S, para fins de integração com um veículo acelerador hipersônico.

No mês de fevereiro, a contratada deverá se reunir com especialistas do próprio IEAv, além de outros do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), para Revisão desse Projeto Detalhado (CDR), avaliando e ratificando as informações lá existentes.

“Finalmente estamos a ponto de dizer que alcançamos o estado esperado, como projetado, de todos os subsistemas do demonstrador Scramjet 14-X S, os quais ainda vão ser revisados na CDR, a fim de que então possamos iniciar a fabricação, qualificação e integração, o que ocorrerá ainda este ano de 2019”, comenta o gerente do projeto 14-X, Dr Israel Rêgo, da EAH do IEAv.

Para o Cel Av Lester de Abreu Faria, Diretor do IEAv, “Estamos cada vez mais perto de romper essa barreira tecnológica da propulsão hipersônica, que hoje é diferencial no mundo! Com a superação dessa etapa, o Brasil se coloca entre as maiores e mais desenvolvidas potências mundiais, dando a demonstração de que o domínio de alta tecnologia e de tecnologias disruptivas fazem parte de nossas capacidades e competências!”

Em 2020, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará o primeiro ensaio em voo para demonstração e operacionalização da tecnologia de propulsão hipersônica aspirada (Scramjet), a qual se reveste de ser uma tecnologia crítica com aplicação dual: Civil e militar.

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página