O IEAv, em atendimento ao Memorando nº 3/GAB, de 22 de junho de 2017, do Vice-Diretor do DCTA, e em conformidade com a ICA 92-8 – “Composição e Formação de Brigada de Combate a Incêndio em Edificações do Comando da Aeronáutica”, aprovada pela Portaria COMGAP n° 4/COMGAP, de 28 de fevereiro de 2011, realizou, no período de 11 a 15 de março de 2019, mais um treinamento visando a manter operacional, organizada e capacitada a Brigada de Incêndio deste Instituto, a fim de prover o pronto-atendimento em casos de ocorrências no âmbito do IEAv.

O treinamento contou com 26 (vinte e seis) Brigadistas, entre civis e militares, os quais tiveram a oportunidade não só de aprender, mas de colocar em prática diversas técnicas como: combate ao fogo em matagal, utilização do Desfibrilador Externo Automático - DEA (em ocorrências de paradas cardio-respiratórias), noções de primeiros socorros, controle do pânico, imobilização e resgate de vítimas com o apoio de macas e, por fim, treinamento teórico e prático de combate a princípios de incêndios, com a utilização de extintores portáteis.

Desta maneira, os nossos Brigadistas permanecem devidamente credenciados para o desempenho de suas atividades em uma eventual ocorrência, com mais segurança e profissionalismo.

Para o Cel Lester, Diretor do IEAv, “somos uma OM diferenciada por estarmos distantes fisicamente não só dos demais Institutos do DCTA e dos principais pontos de atendimento médico e hospitalar, mas, ainda, por possuirmos uma extensa área verde. Tais singularidades nos dão a oportunidade de desenvolver projetos como esse, bem como possuir pessoal qualificado e constantemente atualizado, no manuseio de equipamentos que resguardam a nossa segurança e a higidez de nosso efetivo. Para nós é um privilégio contar com esses “anjos da guarda”, os quais permitem que trabalhemos com a tranqüilidade necessária para desenvolver bons resultados, conscientes de que, em última análise, nossa saúde e segurança estarão sendo bem guardadas e protegidas.”

Mulheres: “feitas de sonhos, de força, amor e inspiração. Cheias de vida, dotadas de

valor, retrato fiel do cuidado devotado, da intuição, da fortaleza imposta nas lutas diárias, em cada palavra e em cada olhar. O mundo gravita em torno de mulheres assim, divinas, musas, sábias, guerreiras, fortes e donas de si, que são de verdade, capazes com as próprias mãos. Mulheres sempre são geradoras de vidas, se não dentro, fora de si.”

(Lívia Barros Calado)

Dentro desta mentalidade, no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o IEAv, em parceria com o Grêmio Amarante, promoveu um Café da Manhã dedicado a essas “Mulheres Maravilhas” de nosso Instituto, as quais com sua delicadeza, força, sensibilidade e intuição, enobrecem o Instituto e nos fazem atingir índices cada vez mais elevados.

O Café da Manhã foi antecedido pelas palavras do Cel Lester, Diretor do Instituto, e do sorteio de kits de maquiagem e perfumaria, cedidos pelo Grêmio Amarante e entregues pessoalmente pelo Diretor.

Para o Cel Lester, “o Dia da Mulher deve ser reconhecido, relembrado e ressaltado muito mais pela luta histórica que essas guerreiras conduzem, e pelas conquistas que obtiveram nos últimos anos, do que propriamente por uma aparente imagem de sensibilidade e fragilidade. Lembrou que há pouco mais de 100 anos as mulheres não possuíam direitos políticos, sociais e econômicos, ao passo que o que podemos presenciar hoje é um verdadeiro milagre de empoderamento e conquistas, na medida em que participam, em pé de igualdade com os homens, de todos os setores nacionais, fazendo nossa sociedade mais igualitária, democrática e admirável. No caso específico do IEAv, mesmo sendo ainda pouco numerosas, se mostram fundamentais para a manutenção do excelente ambiente de trabalho, por sua capacidade técnica e por proporcionar a sensibilidade necessária para o trato de questões por vezes controversas, assessorando nos diversos níveis de decisão”.