Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > IEAv recebe o Dr. Frank Jansen, renomado especialista na área nuclear, a fim de discutir aplicações da energia nuclear como fonte de energia elétrica
Início do conteúdo da página

 

 

               No último dia 4 de julho, ocorreu, no IEAv, a visita do pesquisador alemão Dr Frank Jansen, acompanhado do Dr Sebastian Peters. O Dr Frank Jansen, reconhecido especialista na área Nuclear, estudou física e astrofísica na Universidade de Jena, Alemanha, tendo trabalhado na Agência Espacial Europeia (European Space Agency – ESA) e, atualmente, no Centro de Aeroespaço Alemão (German Aerospace Center – DLR). No DLR, o Dr Jansen é líder do projeto de fontes de potência nucleares (Nuclear Power Source – NPS) para veículos espaciais, tendo desenvolvido, na Alemanha e na Europa, o serviço de Consciência Situacional para o Espaço (Space Situational Awareness – SSA). O Dr Jansen é um cientista e palestrante com mais de 30 anos de experiência em interações em altas energias, raios cósmicos, astrofísica e desenvolvimento de sistemas espaciais.
                     Tendo realizado uma apresentação aos servidores do IEAv e outros convidados, abordou os resultados do projeto DEMOCRITOS, conduzido pelo consórcio Europeu/Russo, contando com o Brasil como observador convidado independente. Descreveu, ainda, o sistema de potência e propulsão nuclear de um conceito de espaçonave internacional (International Nuclear Power and Propulsion System – INPPS) para exploração da Lua, Marte e do sistema Europa/Júpiter. Designado como INPPS, tal veículo possui sistema de potência da ordem de unidades de MW, sendo um rebocador espacial capaz de rebocar uma carga útil de até 18t para Marte, e 12t para Europa/Júpiter.
                  O IEAv tem como um de seus interesses prioritários a aplicação da energia nuclear como fonte de energia elétrica para diversas situações, incluindo naves espaciais. Esta área é conhecida na literatura como Propulsão Nuclear Elétrica. A expectativa do Dr Jansen é estreitar os laços de uma futura participação Brasileira nestes projetos. Desde 2012, o Dr Lamartine Guimarães é o observador independente, do Brasil. A ideia é estreitar e fortalecer ainda mais esta relação.
Para o Cel Av Lester de Abreu Faria, Diretor do IEAv, “compartilhar conhecimentos com uma autoridade de tamanha grandeza como o Dr. Frank Jansen é, para nós do IEAv, engrandecedor e estimulante, na medida em que acompanhamos o que há de mais moderno no mundo em termos da aplicação da energia nuclear como fonte de energia elétrica, um de nossos projetos prioritários e tidos pelo COMAER como projeto estratégico – TERRA.”

 

 

 

Fim do conteúdo da página