Apresentação

Data: 29 de Novembro de 2010
Local: Instituto de Estudos Avançados – IEAv
Cidade: São José dos Campos, SP

O Brasil tem sofrido considerável embargo comercial externo para a importação de componentes eletrônicos e de outros materiais de uso espacial, o que provoca atrasos no desenvolvimento de projetos de interesse nacional. Neste contexto, o IEAv gerencia um projeto de pesquisa financiado pela FINEP, denominado PEICE, voltado para o desenvolvimento de plataformas para o estudo dos efeitos da radiação ionizante em diversos tipos de componentes e dispositivos. Um dos objetivos desse projeto é a realização de Workshops anuais e outras reuniões e seminários para discutir as questões dos efeitos das radiações em componentes eletrônicos e a relevância de se criar uma rede de pesquisa voltada para atender as necessidades brasileiras em eletrônica embarcada para uma das principais áreas estratégicas para o País: a área espacial.

O Primeiro Workshop com quatro dias de duração ocorreu em Outubro de 2008 e constou de um curso de três dias e reuniões de trabalho, que incluíram discussões com pesquisadores de instituições de pesquisa do Brasil (INPE, ITA, UFRGS e IEAv), além de representantes da iniciativa privada diretamente interessados no assunto. As questões relacionadas ao embargo comercial externo foram amplamente discutidas. Houve indicação de tipos de ensaios que seriam de interesse para a iniciativa privada e que não foram previstos na época de proposição do projeto PEICE. No ano seguinte, o IEAv promoveu reuniões adicionais com entidades interessadas em CI's robustos e tolerantes à radiação, principalmente entre o INPE e o CTI, através de sua Design House (DH-CTI), visando encontrar os meios para a formulação de um projeto de pesquisa para o desenvolvimento de circuitos analógicos, digitais e mixed-mode resistentes à radiação, cujo estudo foi encomendado pelo MCT à DH-CTI. Esse estudo, além de propor pesquisa e a capacitação em projeto, confecção e qualificação de CIs robustos à radiação no Brasil, tem como objetivo prático e comercial, em parceria com o INPE, o desenvolvimento de ASICs e FPGAs a serem utilizados no programa de satélites nacional.

O Segundo Workshop, realizado de 28 a 30 de outubro de 2009, ampliou as discussões iniciadas anteriormente, para a identificação de necessidades específicas da Iniciativa Privada, das Instituições de pesquisa e das Agências governamentais envolvidas com o Programa Espacial Brasileiro, com o objetivo de criar novos projetos voltados para atender demandas de prazo mais curto. Visava também discutir mais aprofundamente a importância de uma rede de pesquisa para o desenvolvimento de componentes resistentes à radiação.

O Terceiro Workshop, a ser realizado em 29 de novembro de 2010, no IEAv (São José dos Campos, SP), tem por como temas centrais a geração da capacitação no país para a especificação, seleção, aquisição, produção e qualificação de componentes eletrônicos robustos e tolerantes à radiação ionizante para aplicações aeroespaciais, a adoção do conceito de open innovation para o desenvolvimento do setor no país e a necessidade de ampliar a formação de RH como base fundamental para a capacitação, em consonância com uma das principais diretrizes do PNAE.

Mais informações: comissaoPEICE2010@ieav.cta.br

Desenvolvido por webmaster da CTI/IEAv