Página inicial > Publicações > Institucional

Em meados de 1970, a Direção do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), resolveu criar, no então Instituto de Atividades Espaciais (IAE), a Divisão de Estudos Avançados, cujas atividades seriam orientadas, essencialmente, para tópicos avançados em desenvolvimento tecnológico e em ciência pura e aplicada. As atividades técnico-científicas da Divisão receberam um grande impulso, em 22 de agosto de 1977, quando foram inauguradas as instalações definitivas de sua sede.

O crescimento da Divisão de Estudos Avançados ocorreu de forma acelerada, acima das expectativas, o que exigiu um reajuste em sua estrutura, uma vez que a existente, em nível de Divisão, já não era mais suficiente para o cumprimento da missão atribuída.

Em 22 de outubro de 1981, com as novas instalações já em condições mínimas de operação, a Divisão foi autorizada a operar em nível de Instituto do CTA, com a designação Laboratório de Estudos Avançados, desligando-se da estrutura organizacional do IAE e transferindo-se para sua nova localização, no quilômetro no 5,5 da Rodovia dos Tamoios, em São José dos Campos.

Em 2 de junho de 1982, o Exmo. Sr. Presidente da República assinou o Decreto no 87.247, criando o Instituto de Estudos Avançados como parte integrante do CTA, visto que a designação de laboratório estava reservada para instalações de menor porte, com atividades muito específicas.
Em janeiro de 2006, foi consolidada a intenção do Comando da Aeronáutica (COMAER) de transferir de Brasília para São José dos Campos o Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento (DEPED), órgão ao qual o Centro Técnico Aeroespacial estava subordinado.

A mudança promoveu uma reestruturação organizacional que extinguiu o Centro Técnico Aeroespacial e criou um novo órgão, o Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial, mantendo-se a sigla CTA. O IEAv passa, então, a atuar como Organização Militar do Comando da Aeronáutica, com subordinação ao Comando-Geral, atual Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Instituto de Estudos Avançados

Trevo Coronel Aviador José Alberto Albano do Amarante, n° 1 - Putim | São José dos Campos - SP | CEP: 12.228-001 - Brasil

Perguntas Frequentes

Prezados(as) Senhores(as),
No caso de dúvidas, a FAB tem uma página preparada para retirar as duvidas mais frequentes.

Perguntas Frequentes FAB

Serviço de Informações ao Cidadão

Caso o seu contato seja referente a Lei de Acesso a Informação, por favor acessar o canal Serviço de Informações ao Cidadão do Comando da Aeronáutica

Acesso à Informação

Enviar uma reclamação, solicitação, sugestão, elogio ou propor uma simplificação

Caso o seu contato seja para enviar uma Reclamação, Solicitação, Sugestão, Elogio ou  Propor uma simplificação, por favor encaminhe a sua manifestação para o e-OUV FAB

e-OUV FAB

Missão:

"Realizar pesquisa básica e aplicada, de caráter científico e tecnológico, ampliando o conhecimento científico e o domínio de tecnologias estratégicas para fortalecer o Poder Aeroespacial Brasileiro."

Visão:

Ser reconhecido como instituição de excelência e de referência internacional em pesquisas de tecnologias avançadas no campo aeroespacial.

Valores:

Além daqueles definidos no Plano Setorial, entendem-se como essenciais para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação e para este Instituto os seguintes valores:

a) VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO: são as pessoas que fazem a organização e viabilizam o seu futuro;

b) EXCELÊNCIA GERENCIAL: incorporação e atualização das melhores práticas de gestão e otimização dos meios;

c) ÉTICA: conduta norteada por princípios de integridade moral e respeito aos valores históricos e culturais;

d) ESPÍRITO DE CORPO: prevalência do interesse coletivo em relação ao individual;

e) INICIATIVA E CRIATIVIDADE: ânimo para executar antes dos outros, com inventividade, visando à inovação em dimensão ampla;

f) BUSCA DO SABER: atração incessante pela conquista do conhecimento científico, que deve ser obtido com criatividade e esforço;

g) RIGOR CIENTÍFICO: exatidão e clareza na execução das atividades de pesquisa, decorrente da aplicação sistemática do Método Científico;

h) RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: a busca por resultados deve respeitar a necessidade de justiça social e a preservação do meio ambiente;

i) CLIENTE COMAER: todo esforço científico deve fortalecer o cumprimento da missão institucional do COMAER.

A página de heráldica inicia seu conteúdo com a exibição centralizada do DOM da unidade, em formato colorido, com 153px de largura e 200px de altura. Abaixo, segue a descrição dos elementos que compõem o DOM e seus respectivos significados e/ou simbologias.

Abaixo da descrição da heráldica, caso necessário, existirá uma outra seção onde estarão dispostos outros elementos relacionados à Heráldica, como por exemplo, a descrição de algum fato histórico ou cultural que esteja relacionado a algum elemento do DOM, ou ainda, bolacha, bandeiras e estandartes.

Legenda:

ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica

COPAC – Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate

IAE – Instituto de Aeronáutica e Espaço

IFI – Instituto de Fomento e Coordenação Industrial

IEAV – Instituto de Estudos Avançados

GAP-SJ  Grupamento de Apoio de São José dos Campos

IPEV – Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo

CPORAER-SJ – Centro de Preparação de Oficias da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos

CLA – Centro de Lançamento de Alcântara

CLBI – Centro de Lançamento da Barreira do Inferno