Página inicial > Slideshow > Cerimônia de Passagem de Comando do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Na última terça-feira (23/01), o Instituto de Estudos Avançados (IEAv) foi palco da Cerimônia de Transmissão de Cargo de Diretor do IEAv, do Cel Eng Artemio Relvas de Almeida para o Cel Av Charlon Goes Cunha.

A cerimônia que reuniu autoridades, ex-diretores, representantes de fundações e instituições de pesquisa e desenvolvimento, servidores civis, militares e colaboradores do IEAv, foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Cerimônia de Passagem de Comando. Foto: Sgt Eduardo Santos

Em seu discurso, o Cel Eng Artemio agradeceu a todo o efetivo, assessores e gerentes de projetos, destacando que o trabalho árduo realizado por todos contribuiu para fortalecer as capacidades de defesa do país. Em suas palavras “está em nossas mãos voltar a acreditar que podemos, a partir de nosso esforço e dedicação, colocar nosso país no seleto grupo que domina a tecnologia do voo hipersônico, de sistemas de energia dirigida de alta potência, voltar a impactar e acreditar que temos o poder de contribuir e projetar o poder Aeroespacial Brasileiro para além das expectativas

Na ocasião, o Ten Brig Ar Medeiros, que presidiu a cerimônia, reforçou a grande influência do IEAv para o desenvolvimento do país: “todo conhecimento produzido com recursos públicos, se torna patrimônio do povo brasileiro”.

Entrega do distintivo da OM ao novo Diretor do IEAv. Foto: Sgt Eduardo Santos

No mesmo dia, durante a tradicional cerimonia de Descerramento da Foto na Galeria de Retratos de Ex-Diretores do Instituto, o Cel Av Charlon recebeu das mãos do Cel Eng Artemio, o distintivo da OM, simbolizando a passagem de responsabilidade e liderança do Instituto. O Cel Artemio (Diretor) e o Cel Lessa (Vice-Diretor) foram homenageados pelos servidores da Subdiretoria Técnica.

Perfil do novo Diretor

Coronel Charlon Goes Cunha, natural de Fortaleza, Ceará, iniciou sua trajetória nas Forças Armadas em 26 de fevereiro de 1996, ascendendo ao atual posto em 25 de dezembro de 2022, marcando uma carreira notável e dedicada ao serviço militar.

Possuindo uma formação abrangente, o Coronel Charlon concluiu todos os cursos de carreira, destacando-se também por seu MBA em Gestão Pública pela UNIFA e um Curso de Extensão em Direito Militar na JMU.

No âmbito operacional, sua expertise se expande por uma variedade de cursos, incluindo Segurança de Voo, Guerra Eletrônica, Enlace de Dados, Busca e Salvamento, Táticas Antissubmarino, e diversos outros, demonstrando um comprometimento com a excelência e a especialização em sua área de atuação.

Ao longo de sua carreira, o Coronel Charlon serviu em diversas organizações, desempenhando papéis-chave, como Comandante do DTCEA-FZ, e Vice-Diretor do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno.

Acumulando mais de duas mil horas de voo em aeronaves como T-25, T-27, C-95, C-98, P-95B e P3-AM, o Coronel Charlon consolidou sua experiência prática em operações aéreas. Reconhecido por sua dedicação e méritos, o Coronel Charlon foi agraciado com condecorações notáveis, incluindo o Mérito Santos Dumont e a Medalha Militar de Prata.

Além de suas conquistas profissionais, é importante mencionar que o Coronel Charlon é casado com a Sra. Izabel Cristina de Almeida dos Santos, e possui dois filhos, João Luiz dos Santos Diniz e Maria Eduarda dos Santos Goes, enriquecendo ainda mais a sua vida pessoal com valores familiares sólidos.

Matéria: Elaborado por ACS - IEAv

Fotos: Sgt Eduardo - IEAv