Página inicial > Slideshow > VII WERICE AEROESPACIAL 2024

4 a 6 de novembro de 2024

Instituto Tecnológico de Aeronáutica

São José dos Campos, SP - Brasil

Este é o sétimo de uma série de eventos promovidos, com sucesso, pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespaciais (DCTA) do Comando da Aeronáutica (COMAer). O evento acontece desde 2008, abordando os problemas decorrentes dos efeitos da radiação ionizante de origem cósmica em equipamentos embarcados em satélites e aeronaves.

Estes workshops têm exercido um papel catalisador na promoção de colaborações entre as entidades envolvidas nestes setores estratégicos do país, no intercâmbio de conhecimentos entre as comunidades acadêmicas de microeletrônica, computação, física nuclear e engenharia aeroespacial, além do incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação, e transferência de conhecimentos dos ICTs e universidades para as empresas. Em contrapartida, a comunidade empresarial tem a oportunidade de expor as suas necessidades e expectativas com relação à P,D&I no país, a recursos humanos especializados e à infra-instrutora para testes e qualificação de componentes e produtos. Dessa forma, estes eventos têm contribuído para agregar valor à comunidade empresarial atuante no setor aeroespacial, às instituições de pesquisa e desenvolvimento, e às universidades e programas de pós graduação que geram competências nas áreas de interesse do Programa Espacial Brasileiro, Aeronáutica e Defesa.

O objetivo do VII WERICE AEROESPACIAL 2024 é reunir, num foro apropriado, representantes de órgãos governamentais de fomento ciência, tecnologia e inovação, instituições de P&D, Design Houses, Universidades e empresas do setor aeroespacial, que participam direta ou indiretamente do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) e outros correlatos, para a discussão de dificuldades e perspectivas do setor quanto à obtenção de componentes e circuitos eletrônicos tolerantes à radiação cósmica presentes no ambiente espacial e atmosférico, apresentação de trabalhos técnico-cientificos e desenvolvimento de recursos humanos através de mini-cursos sobre temas atuais de eletrônica embarcada para aplicação aeroespacial. É também objetivo deste workshop apoiar a captação, formação e aperfeiçoamento de recursos humanos para o setor por meio da efetiva participação de estudantes de graduação e pós-graduação.

O tema central do evento é a capacitação das instituições e empresas brasileiras para a especificação, seleção, aquisição, produção, testes e qualificação de componentes e sistemas eletrônicos robustos e tolerantes à radiação ionizante para aplicações aeroespaciais e defesa, pesquisa e desenvolvimento de técnicas de mitigação de efeitos da radiação e inovação nesta importante área tecnológica. Tal capacitação é fundamental para o enfrentamento dos embargos que o país tem sofrido na obtenção de componentes e sistemas críticos qualificados no mercado internacional.

Tópicos de Interesse

Os tópicos de interesse do VII WERICE AEROESPACIAL 2024 são os seguintes:

1 - Efeitos da radiação em dispositivos eletrônicos e técnicas de mitigação: TID (Efeitos de dose total ionizante), SEE (Efeitos de eventos isolados), DD (Efeitos de danos por deslocamento)

2 - Efeitos da radiação em sensores, células solares e elementos ópticos

3 - Aplicações aeroespaciais de SoC, FPGA, FPAA e outros dispositivos programáveis com elevada densidade de integração

4 - COTS (Dispositivos comerciais de "prateleira") em aplicações aeroespaciais

5 - Redes neurais na mitigação de efeitos das radiações ionizantes

6 - Desenvolvimento de ASICS, dispositivos eletrônicos e sistemas tolerantes à radiação

7 - Robustecimento por projeto de hardware, por técnicas de arquitetura e por software

8 - Metodologias para garantia da tolerância à radiação, testes de irradiação e testes com lasers

9 - Anomalias em espaçonaves e aeronaves: sistemas eletrônicos críticos espaciais e aviônicos

10 - Ambiente de radiação espacial e aeronáutico: dosimetria, blindagens e proteção radiológica aplicada ao ambiente aeroespacial, caracterização de materiais sob os efeitos da radiação, simulações, efeitos de temperaturas extremas em dispositivos e sistemas eletrônicos embarcados.

Programa (provisório)

Primeiro dia: Aspectos políticos

09:00 a 09:45

Abertura solene

Composição da mesa: MCTI, CNPq, CEITEC, AEB, AIAB, etc.

09:45 a 10:45

Palestra de abertura: Definir o título(*)

Rubens Garcia Alia (CERN) ou David Merodio (ESA)

10:45 a 11:00

Coffee break, exposição e posteres

Exposição e colocação de posteres

11:00 a 12:00

Palestra institucional: Nanossatélites Educacionais

Marco Antonio Chamon (AEB) ou seu representante

14:00 a 15:00

Palestra institucional: Desenvolvimento e na fabricação de semicondutores (chips) no Brasil.

Augusto Cesar Gadelha Vieira (CEITEC) ou seu representante

Projeto CITAR

Saulo Finco

A definir

(*) Rubén Garcia do CERN (responsável pelos aceleradores e fontes e qualificação de CI) e/ou David Merodio da ESA (responsável pela divisão de satélites usando FPGAs).

Segundo dia: aspectos técnico-científicos

09:00 a 09:30

Palestra: Projeto NASCERR (UFC): um novo conceito de ensino de engenharia espacial

Jarbas Silveira (UFC)

09:30 a 10:00

Palestra: Armadilhamento de cargas e radiação ionizante em transistores MOS

Gilson Inácio Wirth (UFRGS)

10:00 a 10:30

10:30 a 12:00

14:00 a 15:00

Minicurso: Teste de circuitos analógicos e de sinais mistos sob radiação: mecanismos de falha, métodos de teste e estratégias de mitigação

Dr Tiago R Balen (UFRGS)

16:00 a 17:00

Mesa redonda: Pós-graduação e o estudo dos efeitos das radiações ionizantes (ou uma palestra sobre todos os programas)

A definir com participantes dos programas de pós graduação ou uma pessoa que faria um levantamento e falaria sobre todos

Terceiro dia: Aspectos técnico-científicos

09:00 a 10:00

Palestra técnica: (a definir)

Professor convidado (A definir)

10:00 a 10:30

Exposição e colocação de posteres

10:30 a 12:00

Apresentação de trabalhos

Trabalhos selecionados

14:00 a 15:00

Minicurso: Efeitos de SEE em digitais, FPGAs, redes neurais e AI (a definir)

Fernanda G. L. Kastensmidt / Fábio Benevenuti

Comitês

Coordenação:

Coordenador geral: Odair Lelis Gonçalez, (Instituto de Estudos Avançados – IEAv)

Telefone: +55 (12) 3947-5501 e +55 (12) 991242799

Secretaria geral: Joel Carlos Vieira Reinhardt (Programa de Pós Graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais, ITA)

Comitê de Programa:

Fernanda Gusmão de Lima Kastensmidt (UFRGS)

Jarbas Silveira (UFC).

Marcilei Aparecida Guazzelli (FEI)

Nilberto Heder Medina (USP)

Saulo Finco (CTI)

Silvio Manea (INPE)

Comitê local:

Claudio Antonio Federico (IEAv)

Maria Cecília Évora (IEAv)

Rafael Galhardo Vaz (IEAv)

Evaldo Carlos Fonseca Pereira Junior (IEAv)

Fabíola Guimarães Monteiro Lêdo (IEAv)

Mauricio Tizziani Pazianotto (ITA)

Luiz Eduardo Seixas Junior (CTI)

Mário Celso Ivo (INPE).

Comitê editorial:

Tiago Roberto Balen (UFRGS)

Fábio Benevenuitti (UFRGS)

Vitor Ângelo Paulino de Aguiar (IFUSP)

Gilson Inácio Wirth (UFRGS)

Mauricio Tizziani Pazianotto (ITA)

Renato Giacomini (FEI)

Comitê de Ensino e Pesquisa:

Alunos de graduação e pós-graduação (a confirmar)

Datas Importantes

Pré-inscrição com envio de resumos de trabalhos a serem submetidos: até 30/08/2024

Confirmação de aceite de inscrição e dos trabalhos submetidos: até 07/09/2024

Confirmação da inscrição, envio de resumo expandido e pagamento da taxa de inscrição: até: 30/09/2024

Notificação dos autores pelo Comitê editorial (com o aceite do trabalho e correções a serem efetuadas no resumo expandido): 15/10/2024

Recebimento dos resumos dos trabalhos revisados para publicação nos anais na página de internet do workshop: 31/10/2024

Notificação aos autores dos trabalhos selecionados para publicação do artigo completo em periódico indexado: 30/11/2024

Inscrição

As inscrições serão feitas por meio de formulário eletrônico a ser disponibilizado nesta página. As inscrições serão avaliadas pelo Comitê Local e o autor receberá a confirmação de aceitação da sua inscrição no endereço de e-mail informado no formulário de inscrição. Caso o proponente não receba a confirmação de inscrição num prazo de até 5 dias úteis, ele deverá entrar em contato com o comitê local no seguinte endereço de e-mail: XXXXXXXXXX

O primeiro autor de trabalhos a serem submetidos para o VII WERICE AEROESPACIAL 2024 deverá anexar o resumo do(s) seu(s) trabalho(s) no ato da sua inscrição, indicando a forma pretendida de apresentação (pôster ou oral). O modelo de resumo encontra-se na aba "Submissão de Trabalhos".

Após o recebimento do e-mail de aceitação da inscrição o proponente deverá confirmar a sua inscrição mediante o envio do resumo expandido e o pagamento da taxa de inscrição até 30/09/2024. Os valores da taxa de inscrição e os casos de isenção podem ser encontrados na aba "Taxas de inscrição". Cópia eletrônica do comprovante de pagamento da taxa de inscrição deverá ser anexada a e-mail endereçado ao Comitê Local, no seguinte endereço: XXXXXXX.XXX

Os inscritos que não efetuarem o pagamento até 30/09/2024 terão a sua inscrição automaticamente cancelada e aqueles que já efetuaram o pagamento poderão, no caso de desistência, solicitar a devolução da taxa de inscrição paga, até esta data.

Taxa de Inscrição

O valor da taxa de inscrição são:

1. R$ 50,00 para estudantes de graduação

2. R$ 100,00 para estudantes de pós-graduação

3. R$ 200,00 para os demais participantes

As informações serão confirmadas mediante consulta ao sistema de currículo Lattes do CNPq.

Isenções e reduções:

1. Estão isentos de pagamento de taxa de inscrição todos os palestrantes e professores convidados.

2. Estudantes de graduação e de pós-graduação poderão pedir isenção da taxa de inscrição caso o programa a que estão filiados ou o orientador não possua verba de bancada, mediante declaração justificada assinada pelo orientador.

3. Casos especiais de pedidos de isenção ou redução da taxa de inscrição deverão ser dirigidos ao coordenador do VII WERICE AEROESPACIAL 2024.

f)

Forma de pagamento: A DEFINIR

Formulário de Inscrição

Formulário para inscrição "on line"

Chamada de Trabalhos

Serão aceitos para apresentação oral ou pôster trabalhos de P,D&I nos tópicos de interesse do VII WERICE AEROESPACIAL 2024. No ato da inscrição, o autor correspondente deverá enviar um resumo prévio de até 500 palavras de cada trabalho a ser submetido para apresentação oral ou pôster. Estes resumos serão publicados no Caderno de Resumos e Programa, o qual será distribuído aos participantes do workshop.

Para os trabalhos aceitos, independentemente da forma de apresentação, os autores deverão enviar posteriormente o seu trabalho na forma de um resumo expandido ("short paper" de até 2 páginas) na língua inglesa para publicação nos anais (Veja "Datas importantes").

Os autores deverão atentar para as datas limite.

As instruções para elaboração do resumo prévio e do resumo estendido, bem como, para a elaboração do pôster, são encontradas na aba "Submissão de trabalhos"

(link) Faça o download do Call for papers e ajude a divulgar o V WERICE AEROESPACIAL 2013

Submissão de Trabalhos

No ato da inscrição o primeiro autor deverá submeter um resumo prévio de até 500 palavras na língua inglesa para fins de avaliação para aceite do trabalho para apresentação no workshop, indicando a forma de apresentação pretendida: oral ou pôster.

Os resumos serão publicados no Caderno de Resumos e Programa, que será distribuído aos participantes do workshop.

Os trabalhos correspondentes aos resumos aceitos serão submetidos no idioma inglês, na forma de resumo expandido ou "short paper" (2 a 4 páginas, em formato de duas colunas no padrão IEEE) para a publicação nos anais do workshop.

O modelo com as instruções para elaboração dos resumos e dos trabalhos está disponível para download aqui (resumo e trabalho).

Links para download

Orientações gerais

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NO WORKSHOP

Serão duas as formas de apresentação: Oral e pôster.

ORAL: As apresentações orais serão realizadas na seção técnica preferencialmente no idioma inglês, com a duração máxima de 20 minutos (apresentação de 15 minutos e respostas a perguntas da platéia de 5 minutos).

PÔSTER: Os trabalhos na forma de pôsteres deverão ser elaborados preferencialmente no idioma inglês, mas com formato livre. Os pôsteres deverão ter as seguintes dimensões máximas: 1,0 m de largura e 1,2 m de altura. Estes deverão ser entregues na recepção no primeiro dia de evento.

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DOS RESUMOS PRÉVIOS

O resumo do trabalho enviado na inscrição prévia destina-se a avaliação prévia dos organizadores do evento quanto à sua aderência aos temas do workshop e para confirmação da forma de apresentação. Os resumos, após revisão ortográfica, serão disponibilizados neste site junto com a lista de participantes e publicados no Caderno de Resumos e Programa a ser entregue aos participantes na abertura do workshop.

No arquivo do resumo do trabalho deverá constar:

TÍTULO DO TRABALHO.

Nomes dos autores com indicação numérica da instituição a que pertencem.

Nomes das instituições com indicação numérica para associação do nome dos autores, cidade, estado e país.

Endereço eletrônico do primeiro autor ou do autor correspondente.

Texto contínuo de até 500 palavras (sem chamada de referências bibliográficas).

Lista de até 6 palavras chave, conforme modelo.

Os resumos deverão ser elaborados de acordo com o modelo disponibilizado neste site, editados em word e anexados ao formulário de inscrição.

Eventos Anteriores

Outubro de 2008

O Primeiro Workshop, com quatro dias de duração, ocorreu em Outubro de 2008 e constou de um curso de três dias e reuniões de trabalho, que incluíram discussões com pesquisadores de instituições de pesquisa do Brasil (INPE, ITA, UFRGS e IEAv), além de representantes da iniciativa privada diretamente interessados no tema. As questões relacionadas ao embargo comercial externo foram amplamente discutidas. Houve indicação dos tipos de ensaios de irradiação para qualificação de dispositivo, de interesse para a iniciativa privada, a serem realizados no Brasil. Como conseqüência direta deste evento, em 2009 o IEAv promoveu reuniões adicionais com entidades interessadas em CI's robustos e tolerantes à radiação, principalmente entre o INPE e o CTI, através de sua Design House (DH-CTI), visando encontrar os meios para a formulação de um projeto de pesquisa para o desenvolvimento de circuitos analógicos, digitais e mixed-mode resistentes à radiação, cujo estudo foi, então, encomendado pelo MCT à DH-CTI. Esse estudo, além de ter proposto a pesquisa e capacitação em projeto, confecção e qualificação de CIs robustos à radiação no Brasil, teria como objetivo prático e comercial, em parceria com o INPE, o desenvolvimento de ASICs e FPGAs a serem utilizados no programa nacional de satélites. O resultado destes estudos, já após o segundo workshop (2009), foi evidenciado em 2010 através de um projeto de encomenda do MCT no valor aproximado de R$ 20 milhões, denominado Projeto CITAR - Circuitos eletrônicos Tolerantes à Radiação, onde participam como executores o CTI, AEB, INPE, IEAv e IFUSP, e que se encontra hoje em plena execução. Este foi o primeiro resultado direto dos workshops promovidos pelo IEAv. O primeiro workshop contou com um total de 54 participantes, sendo que 20 eram de empresas, correspondendo a uma parcela de 37%, o que demonstra o grande interesse da iniciativa privada neste assunto.

Outubro de 2009

O Segundo Workshop, realizado de 28 a 30 de outubro de 2009 no Parque Tecnológico da UNIVAP em São José dos Campos, ampliou as discussões iniciadas anteriormente, para a identificação de necessidades específicas da Iniciativa Privada, das Instituições de pesquisa e das Agências governamentais envolvidas com o Programa Espacial Brasileiro, com o objetivo de criar novos projetos voltados para atender demandas de prazo mais curto. Neste workshop continuaram os esforços que culminaram na consolidação do Projeto CITAR, conforme mencionado no parágrafo anterior. Este evento visava também discutir com maior profundidade a importância de uma rede de pesquisa para o desenvolvimento de componentes resistentes à radiação (IEAv, 2009). Foi estruturado na forma de três seções diferenciadas: (a) informação e atualização (composta de cinco mini-cursos); (b) Componentes tolerantes à radiação: aspectos estratégicos (INPE, CTI, MCT, AIAB, DCTA, AEB e BNDES) e (c) Componentes tolerantes à radiação: P,D&I e necessidades atuais do setor aeroespacial (IEAv, UFRGS, CTI-DH, SM-DH, OMNISYS, OPTO-ELETRÔNICA, EQE TECNOLOGIA, MOSAICO ENGENHARIA, UFRJ, ITA/ITASAT, UFMG, EQUATORIAL SISTEMAS e formação de 5 grupos de trabalho). Do total de inscritos (140), participaram 114, perfazendo 81% de comparecimento. Entre os participantes, o evento contou com 25 estudantes (de graduandos a doutorandos) e 26 representantes da iniciativa privada.

Novembro de 2010

O Terceiro Workshop, realizado em 29 de novembro de 2010, no IEAv (São José dos Campos, SP) e teve como temas centrais a geração da capacitação no país para a especificação, seleção, aquisição, produção e qualificação de componentes eletrônicos robustos e tolerantes à radiação ionizante para aplicações aeroespaciais. Também foram discutidos temas como o da adoção do conceito de “open innovation” para o desenvolvimento do setor no país e a necessidade de ampliar a formação de recursos humanos (RH) como base fundamental para a capacitação, em consonância com uma das principais diretrizes do PNAE (IEAv, 2010). Neste workshop, a parte referente aos cursos foi realizada de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2010, por meio da escola internacional SERESSA 2010 - 6th International School on the Effects of Radiation on Embedded Systems for Space Applications (SERESSA, 2010). A escola, SERESSA 2010, que nos anos anteriores foi realizada em Manaus, Sevilha, Buenos Aires, Flórida, e Takasaki (Japão), é, sem dúvida alguma, um dos principais eventos internacionais neste campo do conhecimento (VELAZCO et al, 2007). A escola contou com aulas teóricas e práticas ministradas pelos principais especialistas do exterior, abrangendo um amplo espectro dos efeitos da radiação em sistemas espaciais embarcados como: o ambiente espacial, mecanismos de falha, testes, "endurecimento", predição de taxas de erros, entre outros. O III workshop contou com 88 participantes e a escola SERESSA 2010 contou com 104 participantes.

Outubro de 2012

O Quarto Workshop foi realizado de 29 a 31 de outubro de 2012, com grande sucesso, no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) em São José dos Campos, São Paulo, sendo integralmente realizado com recursos provenientes do CNPq. O evento ocorreu regularmente das 9 às 18 horas, obedecendo, com mínimos ajustes, a programação estabelecida. Das 150 inscrições houve a presença de 110 participantes, sendo que o público máximo previsto era de 120 pessoas, devido à capacidade do auditório. Desta forma, a taxa de ocupação foi da ordem de 92%. O Memorial Aeroespacial Brasileiro foi um ambiente adequado e motivador para a realização de um evento com este escopo. Foram apresentadas 8 palestras institucionais (AEB, AAB, CTI, UFRGS, IEAv, IFUSP, PG-CTE/ITA e JATM), 7 palestras de especialistas convidados, 4 mini-cursos e 20 apresentações de trabalhos, sendo 8 orais e 12 pôsteres. O "hall' de exposição de pôsteres de trabalhos, tanto institucionais quanto de algumas empresas do setor, constituiu um ambiente agradável e motivador para contatos pessoais e profissionais entre os participantes do evento. Contribuíram com o workshop, na forma de palestras e mini-cursos, 4 especialistas do exterior: Prof Clive Sidney Dyer (Surrey Space Center, Universidade de Surrey, Inglaterra), Prof Alessandro Paccagnella (Universidade de Padwa, Itália), Dr Florent Miller (EADS, França) e Dr David Merodio (Europeam Space Agency, ESA), cumprindo de forma direta um dos objetivos principais do workshop que era a transmissão de conhecimentos especializados para os participantes. Os anais do evento foram produzidos na forma de uma publicação seriada de periodicidade anual denominada Anais do Werice Aeroespacial, a qual foi registrada sob o ISSN 2316-5820, com 98 páginas. Foram produzidas 250 unidades impressas e 200 DVDs dos anais, sendo que os DVDs foram entregues aos participantes no ato de sua confirmação de inscrição na recepção do evento e os exemplares impressos foram distribuídos pelo bibliotecário do IEAv para todas as instituições participantes do workshop e principais bibliotecas da área aeroespacial. Estas ações garantiram a ampla divulgação dos trabalhos técnicos e científicos apresentados e a disponibilização dos mesmos para acesso via internet no sitio permanente do evento.

Outubro de 2013

O Quinto Workshop foi realizado de 21 a 23 de outubro de 2013, com grande sucesso, no Parque Tecnológico da UNIVAP em São José dos Campos, São Paulo, sendo integralmente realizado com recursos provenientes do CNPq. O evento ocorreu regularmente das 9 às 18 horas, obedecendo, com mínimos ajustes, a programação estabelecida. Das 127 inscrições houve a presença efetiva de 107 participantes, alcançando um índice de participação de 84,25%. Foram apresentadas 4 palestras institucionais (AEB, INPE, ABDI e CTI), 2 palestras de empresas convidadas, 7 palestras ténico-científicas de especialistas convidados, 4 mini-cursos e 12 apresentações de trabalhos, sendo 2 orais e 10 pôsteres. O "hall' de exposição de pôsteres de trabalhos, tanto institucionais quanto de algumas empresas do setor, constituiu um ambiente agradável e motivador para contatos pessoais e profissionais entre os participantes do evento. Contribuíram com o workshop, na forma de palestras e mini-cursos, cinco especialistas do exterior: Steven Redant (IMEC, Belgium), Sandi Alexander Habinc (Aeroflex Gaisler, Sweden), Simone Gerardin (University of Padova, Italy), Marta Bagatin (University of Padova, Italy) e Hélio Takai (Brookhaven National Laboratory, United States), cumprindo de forma direta um dos objetivos principais do workshop que era a transmissão de conhecimentos especializados para os participantes. Os anais do evento foram produzidos na forma de uma publicação seriada de periodicidade anual denominada Anais do Werice Aeroespacial, a qual foi registrada sob o ISSN 2316-5820 e está em fase de impressão Os exemplares impressos serão distribuídos pelo bibliotecário do IEAv para todas as instituições participantes do workshop e principais bibliotecas da área aeroespacial. Estas ações garantem a ampla divulgação dos trabalhos técnicos e científicos apresentados e a disponibilização dos mesmos para acesso via internet no sitio permanente do evento.

Novembro de 2015

O VI WORKSHOP SOBRE OS EFEITOS DAS RADIAÇÕES IONIZANTES EM COMPONENTES ELETRÔNICOS E FOTÔNICOS DE USO AEROESPACIAL – VI WERICE AEROESPACIAL 2015 foi realizado no período de 3 a 5 de novembro de 2015, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, SP, Brasil. Contou o evento com 119 participantes. No saguão do auditório foi mantida uma exposição de pôsteres de trabalhos científicos e de equipamentos e produtos de fornecedores de eletrônicos para o setor aeroespacial e nuclear.

O primeiro dia, iniciou com uma cerimônia solene de abertura presidida pelo Diretor Geral do DCTA e autoridades convidadas, seguida da palestra de abertura proferida pelo Prof. Dr. Helio Takai (BNL, USA). A seguir foram realizadas as seguintes palestras: “Componentes eletrônicos qualificados para aplicações espaciais” (Dr. Silvio Manea - INPE) e “Realizações do Projeto CITAR” (Dr. Saulo Finco - CTI). Foi o primeiro dia encerrado com um painel sobre o tema: Produção no Brasil de circuitos integrados robustos e tolerantes à radiação ionizante para aplicações aeroespaciais, com a participação de todos os congressistas.

No segundo dia foi ministrado o primeiro minicurso pelo Prof. Dr. Helio Takai (BNL/USA) sobre “Mecanismos físicos dos efeitos da radiação em dispositivos eletrônicos”; a palestra intitulada “Redundância com diversidade de hardware em sistemas de sinal misto: Uma possibilidade de tolerância a falhas em sistemas eletrônicos heterogêneos” pelo Prof. Dr. Tiago Balen (UFRGS) e apresentações orais de trabalhos selecionados. O segundo dia do evento foi encerrado com apresentações Institucionais: IEAv. ITA, FEI, USP, UFRGS e IMT.

No terceiro dia foram realizados dois minicursos: do Prof. Dr. Helio Takai (BNL/USA) sobre “Testes para efeitos da radiação em dispositivos eletrônicos” e da Profa. Dra. Fernanda Kastensmidt (UFRGS) sobre “Tecnicas de proteção para FPGAs”. A seguir foram realizadas as seguintes palestras: “Error-rate prediction for programmable circuits: methodology, tools and studied cases” (Dr. Raoul Velazco, TIMA - França), “Real-life tests” (Prof. Dr. Carlos Silva Cardenas, PUC-Perú) e “Layout techniques for MOSFETs for Boosting the Ionizing Radiation Tolerance“ (Prof. Dr. Salvador P. Gimenez, FEI). No encerramento promoveu-se a avaliação do workshop e planejamento do próximo evento para o ano de 2017, modificando-se a periodicidade para dois em dois anos.

Local e Infraestrutura

Local:

Como chegar

Mapa Como chegar:

Hotel

A comissão organizadora do workshop entrou em contato com alguns dos hotéis da rede hoteleira de São José dos Campos, com o objetivo de proporcionar uma tarifa diferenciada para os participantes do evento. Os interessados deverão entrar em contato com os hotéis e mencionar a participação no evento.

Principal Hotel do Evento:

Em construção

Outras Sugestões de hotéis: